Na sessão desta segunda-feira, (13) da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova, foi aprovada a contratação de um entrevistador para o Programa Primeira Infância Melhor – PIM.
O entrevistador é peça fundamental para o desenvolvimento do programa que atende famílias com gestantes e/ou crianças menores de 6 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade.
As ações desenvolvidas pelo PIM buscam fortalecer as competências familiares nas funções de cuidado, proteção e educação da criança; fomentar o acesso à atenção básica em saúde, à proteção social básica e à educação e, também, promover o desenvolvimento integral na primeira infância.
Atendimento é como?
Os atendimentos do PIM ocorrem, prioritariamente, por meio de visitas domiciliares e atividades coletivas. Os atendimentos são realizados semanalmente, planejados com base nas singularidades de cada família, utilizando a ludicidade como tecnologia de intervenção.
Também na mesma sessão, os vereadores aprovaram a indicação dos colegas parlamentares Ângela Bilhar e João Batista Fernandes da Silva para que o Executivo Municipal instale um sistema para a Climatização do Ginásio Águia Azul.
Segundo os proponentes a medida visa um maior conforto e rendimento aos atletas e demais pessoas que usufruem daquele espaço, inclusive durante a realização de eventos como a EXPOFAZ. E vai acabar gerando economia na locação de equipamentos para esta finalidade, quando ocorrem os eventos ali, haja visto que o calor é extremamente intenso naquele ambiente.
Outra proposta também aprovada por unanimidade foi a indicação do presidente do Legislativo, vereador João Batista Fernandes da Silva, para que o Executivo Municipal através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto desenvolva um programa de incentivo para a participação e capacitação dos jovens para o ENEM.
Segundo João, o planejamento e execução de ações neste sentido irá incentivar os estudantes a procurar um futuro e pensar na continuidade dos estudos.
“A inscrição de alunos vilnovenses no ENEM foi baixissíma, o que causou espanto e apreensão entre as lideranças municipais”. “O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de acesso a várias políticas de educação nacionais e estaduais, como o Prouni, Sisu, Sisutec, Fies,… precisamos que nossos jovens vislumbrem que podem ter acesso a educação de qualidade e gratuita de nível técnico e superior, e que um futuro melhor, passa pela educação e formação de cada um”, colocou o presidente do Legislativo.
João falou que ações do Poder Público neste sentido demonstrarão a responsabilidade e o compromisso do Município em promover ações de melhorias na educação e no desempenho de nossos jovens no exame nacional.
Outra indicação foi coletiva. Os vereadores de Fazenda Vilanova pediram que Secretaria Municipal de Saúde, Cidadania e Atenção Social em parceria com a Liga de Prevenção e Combate ao Câncer de Fazenda Vilanova promova uma série de campanhas de prevenção contra o Câncer durante o ano.
Segundo o Legislativo, investir em saúde é fundamental para uma sociedade saudável e todos sabemos que o diagnóstico precoce do câncer salva vidas. Os vereadores sugeriram que seja feito um planejamento de ações que contemplem à prevenção e diagnóstico de diversos tipos de câncer que afetam a população, para que as pessoas possam ter acesso a exames, palestras e orientações das equipes de médicos, enfermeiros entre outros profissionais.
No debate, foi destacado que essas datas são extremamente necessárias para que seja enfatizado um olhar atento à saúde, mantendo práticas que contribuam para a prevenção da doença, diminuição da mortalidade frente a diagnósticos positivos, além de informar sobre os serviços disponíveis para todos.
Fonte: AI/Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova/Divulgação