Univates e Sedes lançam projeto de qualificação para equipes atuarem em emergências e desastres

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

A Universidade do Vale do Taquari – Univates e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Rio Grande do Sul lançaram, na última quinta-feira, 27, o projeto “Encontros, afetos e cuidado: uma formação para emergências e desastres”. O projeto tem como principal objetivo qualificar as equipes de Assistência Social de 19 municípios que decretaram calamidade pública em 2024, em razão das enchentes e movimentos de massa, para atuarem em situações de risco, emergência e reconstrução, considerando as demandas específicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O projeto será executado com recursos oriundos do processo de Consulta Popular 2023/2024 (https://www.univates.br/noticia/35974). As atividades serão coordenadas por especialistas da Univates e contarão com encontros de formação para psicólogos e assistentes sociais vinculados às secretarias de assistência social, além de gestores municipais, ao longo do ano. Além da capacitação, a proposta também prevê a produção de um e-book com relatos de experiência dos representantes dos municípios, documentando as práticas e aprendizados frente aos desastres, além da distribuição de materiais de estudo e apoio.

Conforme a vice-reitora da Univates, Cíntia Agostini, o trabalho é desafiador, mas as vivências regionais possibilitam uma compreensão das necessidades daquilo que deve ser feito. “Tudo o que vivenciamos na nossa região nos dá espaço para pensar no processo de qualificação das equipes que, por lei, têm a responsabilidade de, no momento em que os desastres acontecem, conseguir articular todos os atores e a comunidade”.

Cíntia lembrou que a Instituição atuou, de forma voluntária, durante e depois das enchentes, e também trabalhou em várias ações por meio de parcerias com o poder público em diferentes áreas. “Estamos aqui construindo mais uma etapa dessa nossa atuação enquanto universidade comunitária que somos. Então, contem conosco, porque esse é o nosso papel e nós estamos aqui para isso”, destacou.

Sobre o projeto, Ana Paula Coimbra Rodrigues, representante da Sedes, afirmou que a região do Vale do Taquari possui uma vivência “que ninguém gostaria de ter”, mas que pode contribuir para que todo o estado do Rio Grande do Sul tenha ciência da necessidade do engajamento coletivo para uma resposta efetiva em situação de emergência.

A professora Gisele Dhein, coordenadora do projeto, apresentou as etapas do trabalho e reforçou a importância da Universidade nos debates e na construção de políticas públicas de saúde e de assistência social que respondem às demandas das comunidades.

Texto: Assessoria de Imprensa Univates

Foto: Natália Nissen

Leia também