A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefa) de Lajeado lança um novo canal de comunicação com o contribuinte para facilitar o acesso a serviços e informações da secretaria. O chatbot, que é um assistente virtual do WhatsApp, foi lançado nesta segunda, 01ª/04. Contribuintes cadastrados na Secretaria receberam uma mensagem pelo WhatsApp, pelo SMS ou pelo e-mail apresentando a nova funcionalidade. A novidade permite o acesso a informações sobre os serviços da Fazenda, como consulta de empenhos e pagamentos, certidões, dívidas e parcelamentos. O chatbot pode ser acessado pelo WhatsApp com o telefone principal da Prefeitura de Lajeado pelo número (51) 3982-1000.
Conforme o secretário da Fazenda, Rafael Spengler, a ferramenta é uma forma de facilitar o acesso e o cumprimento das responsabilidades fiscais dos contribuintes.
– Com o assistente virtual, o contribuinte pode tirar dúvidas, obter guias de pagamento e acessar informações de forma facilitada, inclusive sobre dívidas, sem que precise se deslocar para o atendimento presencial – explica o secretário.
O serviço já está disponível. Para acessar, basta adicionar o número (51) 3982-1000 aos contatos do celular e iniciar a conversa via WhatsApp. Ao enviar uma mensagem, o assistente virtual encaminha uma série de opções para seguir o atendimento. Basta responder conforme a necessidade.
Caso o serviço não esteja disponível na ferramenta, ainda há a opção de conversar com um atendente para buscar solução.
O secretário esclarece que a ferramenta já está em funcionamento e a ideia é que seja ampliada para outros serviços da Prefeitura.
Primeiro dia de atendimento via WhatsApp
Na manhã desta segunda-feira, 01/04, a Sefa já havia atendido 30 pessoas de forma presencial e outros 19 atendimentos no WhatsApp pelos atendentes da prefeitura. Além disso, 656 pessoas enviaram mensagens para o bot.
Atendimento via meet
A Sefa já conta também com atendimento on-line por meio de videochamada ao contribuinte para serviços da pasta. O serviço permite o cumprimento das responsabilidades fiscais de forma facilitada, sem a necessidade de a pessoa se deslocar para ter atendimento presencial. O serviço já está disponível no site da prefeitura, na aba Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)