Ações retornam a partir de segunda (15) após definição da nova empresa
– A CCR ViaSul informa que as obras de duplicação entre Marques de Souza e Lajeado e das faixas adicionais entre Lajeado e Estrela, na BR-386 no Rio Grande do Sul, serão retomadas a partir da próxima segunda (15), já com a definição da nova empresa que ficará responsável pela conclusão das intervenções.
O Consórcio Construtor ViaSul, formado pelas empresas OECI e Power China, já vem atuando nas obras de duplicação do outro trecho de duplicação, entre Soledade e Fontoura Xavier e, a partir de agora, passará a atuar, também, em ambos os trechos. No entanto, ainda não há um prazo para a conclusão das ações no trecho, o que deve ser definido nos próximos 30 dias.
A estimativa da CCR ViaSul é de que, durante o pico das obras, cerca de 300 pessoas estejam atuando nas frentes, utilizando algo em torno de 60 máquinas, num novo investimento total previsto de R$ 120 milhões.
Duplicação entre Marques de Souza e Lajeado
As obras de duplicação de 20,3 quilômetros entre os kms 325,4 (Marques de Souza) e 345,8 (Lajeado) estão com 92% de conclusão. Deste total, 11,5 quilômetros estão com tráfego liberado desde o ano passado, sendo a primeira liberação de sete quilômetros feita em outubro de 2023 (do km 325 ao 332) e a segunda no último dia 20 de fevereiro, com outros 4,5 quilômetros (do km 336,8 ao 341,4).
Também estão concluídas as obras em três novos acessos (km 325,8, km 326,8 e km 329,3), duas novas passarelas (km 325,8 e km 338), um novo retorno (km 330,5) e outras cinco novas pontes: km 326,1 (Várzea Marques de Souza I), km 329,7 (Sanga Picada Flor), km 330,2 (Várzea Marques de Souza II), km 331 (Várzea Marques de Souza III), km 331,4 (Marques de Souza IV), além do viaduto que dá acesso ao bairro Conventos pela Rua Arnoldo Scherer, em Lajeado (RS), no km 340. Outros quase 10 quilômetros de novas vias marginais também estão prontos, com alguns trechos liberados somente para fluxo local.
Assim, no total, restam nove quilômetros do trecho da duplicação para serem liberados, três quilômetros nas vias marginais, um retorno, um alargamento de ponte, duas passarelas e três interseções.
Foto: Fabiano Panizzi/Divulgação