Quase tudo igual na largada do Amador de Estrela

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

O Campeonato Municipal de Futebol de Estrela registrou, neste domingo (12), seu pontapé inicial. Também os primeiros gols, heróis, os primeiros vencedores; perdedores; aqueles que ficaram na igualdade, além de tudo mais que envolve a rotina de um campeonato amador. A briga para veR quem vai ficar com o troféu Eugênio Noll começou com duas partidas equilibradas na Linha Lenz (campo do XV de Novembro). Sob forte calor, e mesmo assim diante do bom público, Sociedade Esportiva União e São Luís ficaram no 2 a 2 na partida preliminar do confronto que logo na estreia colocou frente a frente Atlético Estrelense e Aimoré. Em uma reedição da final do ano passado, os anfitriões e atuais campeões levaram a melhor ao fim, desta vez dos 90 minutos, quando tudo indicava outro empate: 2 a 1. Primeira rodada será completada neste dia 19 com mais duas partidas na Linha Geraldo.

 

Promovido pelo Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), a disputa que só em campo mobiliza mais de 220 jogadores foi aberta por Sociedade Esportiva União (Bairro Boa União) e São Luís (Linha São Luís), duas equipes que não participaram da edição passada, retomada do campeonato após dez anos. Coube a Jeférson Decker, o “Kiko”, do União, sair do banco de reservas para marcar o primeiro gol o certame ainda no primeiro tempo. Jorginho, de pênalti, empatou – 1 a 1. Na segunda etapa, Cleiton Azevedo voltou a deixar o União em vantagem, mas o zagueiro do São Luís, André Lohman, o “Careca”, igualou outra vez, em placar que seguiu assim até o apito final: 2 a 2.

 

Reedição      

Na segunda partida da tarde, reencontro dos atuais campeão e vice. Atlético Estrelense e Aimoré, em partida que teve o pontapé inicial simbólico realizado pelo vice-prefeito João Carlos Schäfer e o secretário da Setcel, Joel Mallmann, mostraram que estão dispostos a mais uma vez serem protagonistas do troféu. Antônio Sabino Jr., aproveitando rebote do goleiro, colocou os visitantes em vantagem. Ainda na primeira etapa, os atuais campeões chegaram ao empate em cobrança de pênalti de Natã Rochembach.

A briga pelo segundo gol seguiu forte em ambos os lados no segundo tempo, e quando o jogo levava os torcedores a apostarem em novo empate – jogo de volta da decisão 2022 acabou empatado e o título só foi decidido nos pênaltis -, Natã dominou na entrada da área e após girar sobre o marcador chutou no canto: 2 a 1 e festa da torcida do Atlético, que já abre a temporada líder.

 

  Complemento

A primeira rodada será completada dia 19, na Linha Geraldo. Amigos do Dossul x Arroio do Ouro farão a preliminar, às 13h45min; e Geraldense x Costão o duelo dos fundos a partir das 15h45min. Não há cobrança de ingressos nos locais de jogos.

A segunda rodada, dia 26, será a primeira completa, com oito equipes em campo divididos em duas sedes. Na Aembi, no Bairro das Indústrias, Atlético Estrelense e Geraldense irão se confrontar às 13h45min, na preliminar de Amigo do Dossul x União (15h45min). Já em Costão, às 13h35min, Arroio do Ouro x Aimoré; e às 15h45min duelam Costão e São Luís.

 

Fórmula de Disputa

Equipes jogarão todas contra todas, em turno único. Quatro times vão a campo em uma sede, outros quatro em outra sede. A disciplina será fator determinante na fase decisiva do campeonato, sendo a única vantagem que o clube poderá levar ao mata-mata. Da fase classificatória sairão os confrontos do mata-mata nas quartas de final (1ºx8º; 2ºx7º; 3ºx6º; 4ºx5º); que ocorrerão em jogo único, na casa das duas equipes que na primeira fase serão mandantes em apenas uma rodada (Amigos do Dossul e Arroio do Ouro). Em caso de empate, os times melhores colocados na primeira fase têm a vantagem. Nas semifinais, também em jogo único, e na decisão – partidas de ida e volta –, a disciplina passará a ser critério de mando de campo. Em caso de empates, a vaga na decisão e o título serão decididos nos pênaltis. A princípio, finais dia 11 e 18 de junho. As datas 09\04 (Páscoa), 14\05 (Dia das Mães), e 21\05 (Mayfest) não haverá rodada.

Natã Rochembach (c), do Atlético, destaque da primeira jornada: dois gols e artilharia temporária

 

=============================

– 1ª rodada

 

12/03 – Linha Lenz

União 2×2 São Luís

Atlético Estrelense 2×1 Aimoré

 

19/03 – Complemento da 1ª rodada – Linha Geraldo

13h45min – Amigos do Dossul x Arroio do Ouro

15h45min – Geraldense x Atlântico

 

– 2ª rodada 26/03

 

– Aembi

 

13h35min – Atlético Estrelense x Geraldense

15h45min – Amigo do Dossul x União

 

– Costão

13h35min – Arroio do Ouro x Aimoré

15h45min – Costão x São Luís

Torcida marcou presença na jornada de abertura – Texto e fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

 

Leia também