A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação, realizou o ato de entrega da ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campestre. A ampliação se trata de um novo prédio com 12 salas, sanitários, pátio e passarelas cobertas. A inauguração ocorreu na manhã desta quinta-feira, 21/11. A obra, custeada com recursos próprios do município, possibilitou a construção de novos espaços, novas salas de aula e ampliação de vagas, passando de 467 alunos atendidos para 577.
O prefeito Marcelo Caumo ressaltou, durante seu pronunciamento, o quanto esta escola e sua ampliação foram importantes nos momentos mais difíceis que o município enfrentou em 2024.
– A ampliação desta escola começou a receber alunos em fevereiro de 2024. E que bom que ela estava pronta. Em maio, quando o nosso município foi atingido pela maior enchente já registrada e nós tivemos uma escola muito afetada, a EMEF Campestre recebeu parte dos alunos. Essa construção é muito importante para a comunidade e ficamos muito realizados em dizer que esse anseio foi concretizado – destacou o prefeito.
Na EMEF Campestre, foram criadas turmas de Pré-escola, 1º ano e contraturno com a reforma. A secretária de Educação, Adriana Vettorello, avaliou que, quando se amplia o ensino regular, como foi o caso a partir da ampliação do espaço da escola, é possível garantir que alunos a partir dos 4 anos tenham o seu espaço de aprendizagem.
– Com essa obra, nós concretizamos sonhos e mudamos realidades. Agradecemos a todos os envolvidos nesta obra e, em especial quem sempre acredita na educação do nosso município. Eu sempre digo que a educação não é um caminho, mas sim o único caminho para mudar uma sociedade – avaliou Adriana, durante seu pronunciamento.
Durante o ato de entrega, alunos de uma turma do contraturno cantaram a música “Pequenas Alegrias”, de Marcela Taís.
Espaço inaugurado
Na EMEF Campestre, foram investidos R$ 3.642.860,58 na obra que criou 12 novas salas de aula, quatro sanitários, mais um sanitário para professores, um pátio coberto e duas passarelas que interligam o novo prédio com o já existente. Também foram investidos R$ 109 mil na aquisição de equipamentos, mobiliário e utensílios.
O prédio já existente tinha 2.065 metros quadrados (m²). O novo local possui 1.424 m². Assim, a escola passou a ter 3.489m².
A obra foi iniciada em novembro de 2022 e foi concluída em fevereiro de 2024, quando os alunos já começaram a utilizar o espaço. O projeto de melhorias do pátio já está aprovado, e a execução desta obra será iniciada mais à frente.