Prefeitura de Lajeado faz aplicação de inseticida residual para combate ao Aedes aegypti

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

A Prefeitura de Lajeado, por meio do setor de Vigilância Ambiental em Saúde, vinculado à Secretaria da Saúde, retoma, na próxima semana, a aplicação de inseticida residual em locais públicos de grande circulação, como escolas, igrejas e unidades de saúde, para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A medida faz parte das ações de combate ao mosquito, já que as estações mais quentes do ano contribuem para a sua proliferação.

A técnica adotada de aplicação de inseticida residual será a BRI-Aedes, recomendada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida especificamente para os hábitos do mosquito Aedes. Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, a equipe da Vigilância já tratou cerca de 190 prédios públicos e 120 residências em áreas críticas no início de 2024, seguindo as estratégias de seleção de áreas.

Como o efeito residual do produto dura quatro meses, ele será reaplicado nos locais já tratados. Conforme Catiana, a expectativa é de expandir o tratamento para novos locais até o final do ano, com o objetivo de proteger a população e reduzir os riscos de surtos dessas doenças.

A Vigilância Ambiental alerta que o uso de inseticidas é uma medida complementar às práticas de cuidado com recipientes com água parada e limpeza de imóveis. Os inseticidas atuam apenas no combate do mosquito já criado, mas não afetam as formas imaturas, como ovo, larva, pupa. Ao encontrar mosquitos na residência, a recomendação é eliminar possíveis criadouros nas proximidades.

Ações contínuas

As ações de combate ao mosquito Aedes em Lajeado são contínuas e ininterruptas, conduzidas por agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde. Esses profissionais monitoram, mensalmente, a presença do mosquito utilizando 100 armadilhas para ovos. Ao longo deste ano, já foram realizadas mais de 20 mil visitas a imóveis no município. As visitas têm como objetivo alertar e orientar a população sobre a importância da eliminação de criadouros de mosquito, visando a prevenção das doenças.

Foto: Divulgação

Características do vetor e como diferenciá-lo de outros mosquitos:

– Preferência por pequenos criadouros.

– O mosquito é escuro, com manchas brancas espalhadas pelo corpo.

– Possui hábito predominantemente diurno e se alimenta no início da manhã e final da tarde.

– Deposita seus ovos em recipientes próximos a água (não diretamente na água).

– É mais comum em âmbito domiciliar do que em áreas de vegetação.

Casos positivos para Dengue em 2024 até o momento em Lajeado:

– 529 casos positivos

Leia também