Prefeitos do Vale participam de mobilização em Brasília pela reconstrução do RS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma representação de 13 prefeitos de municípios filiados à Amvat participa, nesta terça e quarta-feira (2 e 3/07), da Marcha a Brasília pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A mobilização, que ocorre na sede da CNM, será dividida em dois momentos: o primeiro, na manhã de hoje, das 9h30min às 12h, será com gestores do Rio Grande do Sul, para o avanço de medidas emergenciais e estruturantes que possibilitem o restabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no Estado. Já na parte da tarde, pautas nacionais serão debatidas com a presença de representantes de todo Brasil.
Estarão na Capital Federal os prefeitos de Bom Retiro do Sul e presidente da Amvat, Edmilson Busatto; de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch; de Sério,  Sidinei Moisés de Freitas; de Mato Leitão e presidente da Amvarp, Carlos Bohn;  Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva; Pouso Novo, Moacir Severgnini;  Venâncio Aires, Jarbas da Rosa;  Boqueirão do Leão, Jocemar Barbon; Progresso, Paulo Schmitt; Estrela, Elmar Schneider;  Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius;  Arroio do Meio, Danilo Bruxel, e de Colinas, Sandro Herrmann.
Entre as pautas prioritárias para o Rio Grande do Sul estão, entre outras, auxílio financeiro a todos os municípios; recomposição do ICMS, que somou perdas de R$ 170 milhões em maio, e antecipação dos repasses previstos na Lei Complementar 201/2023; pagamento das dívidas da União com os municípios; flexibilização de saldos em conta.
No dia 3, o encontro começa às 9h30, e devem acontecer agendas com representantes do Executivo e do Legislativo. O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, reforça a importância do momento que acontecerá antes do recesso parlamentar. “A nossa prioridade nesse momento é garantir que nossas pautas sejam aprovadas e que elas tenham efeitos ainda nesta gestão”, destaca o presidente ao lembrar que muitos prefeitos e prefeitas encerram os mandatos no final deste ano.

Foto: Arquivo

 

Leia também