Polícia Civil e Prefeitura lançam pedra fundamental da nova Central de Polícia no bairro São Cristóvão

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

A Polícia Civil do RS e a Prefeitura de Lajeado realizaram o ato de lançamento da pedra fundamental da nova Central de Polícia, que será construída no bairro São Cristóvão. A estrutura, que ficará na Rua Fábio Brito de Azambuja na esquina com a Rua Coelho Neto, e vai abrigar cinco delegacias. O projeto é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. A administração municipal doou o terreno onde o prédio será construído, além de ter elaborado o projeto.

O prédio abrigará as cinco delegacias com sede no município: Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Delegacia Regional de Polícia, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Delegacia de Polícia Distrital e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). No local trabalham cerca de 40 servidores policiais que operam 46 viaturas. O terreno tem 2.640 metros quadrados, e a obra será executada pela empresa Privilége, com sede em Lajeado, que venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado. A obra deve iniciar no começo de 2025 e deve durar 18 meses. O custo estimado é de cerca de R$ 10 milhões.

O ato de lançamento contou com a presença de autoridades locais e estaduais como o prefeito Marcelo Caumo, o delegado Fernando Sodré, chefe estadual da Polícia Civil, o delegado Cléber dos Santos Lima, chefe da Polícia do Interior, a delegada titular da 19ª região policial, Shana Luft Hartz, e outros delegados da região, secretários municipais e vereadores.

O prefeito Marcelo Caumo destaca que é fundamental que as polícias tenham um local adequado para atender a comunidade.

– Essa é uma obra que representa mais qualidade na segurança de todos os moradores do Vale do Taquari. O novo prédio será moderno e proporcionará melhores condições de trabalho para os servidores e, consequentemente, se refletirá em um trabalho ainda melhor para a comunidade – avaliou o prefeito.

A nova Central de Polícia substituirá os prédios hoje ocupados na rua João Batista de Melo, no Centro. O local é constantemente atingido por enchentes, o que motivou a busca por um novo local em área não alagável. Com a mudança, e em contrapartida à doação do município, o antigo prédio das polícias será incorporado ao Parque Professor Theobaldo Dick, ampliando a área de lazer.

Créditos: Laura Mallmann / Divulgação

Leia também