Planetário Univates celebra dez anos com programação especial

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Para celebrar uma década de descobertas e de divulgação científica, o Planetário Univates realiza uma programação especial nos dias 24 e 25 de abril, com atividades abertas e gratuitas para a comunidade. O projeto, que integra as ações de extensão da Universidade do Vale do Taquari – Univates, convida públicos de diferentes faixas etárias a se conectar com o universo da astronomia.

A programação inclui workshop para professores da educação básica, sessões de planetário, rodas de conversa e exposição.
As inscrições para as atividades podem ser feitas neste link (https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-10411).

*Confira a programação:*
24/04 – Workshop para professores da Educação Básica
Tema: Astronomia na BNCC: atividades práticas para o Ensino Fundamental.
Horário: 14h
Os ministrantes serão a professora e Astrônoma Dinah Alen (presidente da ABP) e o professor Guilherme Maranghello (presidente eleito da IPS e integrante do Planetário da Unipampa)

24/04 – Sessão Solene em comemoração aos 10 anos do Planetário da Univates
Horário: 19h
Painel: Planetários no Brasil e no mundo: memórias e contribuições para a popularização da Astronomia e lançamento da Exposição comemorativa aos 10 anos do planetário Univates e Centenário do Planetário

25/04 – Sessões de planetário abertas à comunidade com inscrições
Horários: 15h (30 vagas) 16h (30 vagas)

25/04 – Roda de Conversa: Experiências e contribuições dos astrônomos amadores na popularização da Astronomia com a participação especial de membros do CAA Vale e da astrônoma Dinah Alen.
Horário: 19h – 22h

*Sobre o Planetário Univates*
O Planetário da Univates completou, em 2024, 10 anos de atividades, porém as comemorações foram transferidas para 2025. A história começou antes mesmo da instalação do equipamento, com ações de extensão voltadas à divulgação científica e à educação astronômica, conduzidas por professores e estudantes da Instituição.

A ideia tomou forma em 2013, quando a Univates teve um projeto aprovado em um edital nacional de fomento à popularização da ciência. Com os recursos, foi adquirido o primeiro equipamento, um planetário analógico óptico eletromecânico, que chegou à Instituição em abril de 2014, data que marca oficialmente seu surgimento.

Desde então, o Planetário já atendeu mais de 25 mil pessoas, em atividades realizadas na Univates e em ações itinerantes por diferentes cidades.

Nos últimos anos, o projeto teve avanços significativos: conquistou um prêmio internacional em 2023, concedido pela International Planetarium Society (IPS), em comemoração ao Centenário dos Planetários, e adquiriu um planetário digital em 2024, com recursos de um edital federal.

Mais do que um espaço de projeção astronômica, o Planetário Univates se consolidou como um ambiente de encantamento, aprendizado e conexão com o cosmos. As comemorações de seus 10 anos também integram o movimento global pelos 100 anos dos planetários no mundo.

Texto: Redação Univates
Imagem: Divulgação

Leia também