Os motoristas que utilizam as rodovias administradas pela ViaSul, no Rio Grande do Sul, passarão a pagar novas tarifas de pedágio a partir da meia-noite desta sexta-feira (26). O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União.
Com a atualização, a tarifa básica para veículos de passeio passará de R$ 6,10 para R$ 6,60 em todas as sete praças de pedágio administradas pela concessionária nas rodovias BR-101, BR-290 (Freeway) e BR-386.
Segundo a ViaSul, o reajuste está previsto no contrato de concessão e leva em consideração a atualização pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além de reequilíbrios contratuais e outros parâmetros estabelecidos pela regulamentação do setor. A revisão considera o período entre fevereiro de 2024, quando ocorreu o último reajuste, e agosto de 2025.
As praças de pedágio estão localizadas nos municípios de Três Cachoeiras, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí, Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro.
Entre os novos valores, automóveis, caminhonetes e furgões passarão a pagar R$ 6,60 por passagem. Motocicletas terão tarifa de R$ 3,30. Já veículos de carga e ônibus terão valores que variam conforme o número de eixos, podendo chegar a R$ 39,60 para caminhões com seis eixos.
A concessionária destaca que mantém 14 bases operacionais distribuídas ao longo dos 473,4 quilômetros de rodovias sob sua administração, oferecendo atendimento aos usuários 24 horas por dia. Nos últimos anos, a empresa também realizou investimentos em infraestrutura, incluindo a instalação de novas passarelas na BR-101 e na Freeway, além da duplicação de trechos da BR-386 e a implantação de faixas adicionais entre Lajeado e Estrela.
A ViaSul é responsável pela administração de importantes corredores rodoviários do Estado, abrangendo trechos das BRs 101, 290, 386 e 448, além da operação do vão móvel da Ponte do Guaíba.




