Arroio do Meio – Treinar agentes locais para situações de emergência e que exigem cuidados imediatos foi o principal objetivo da capacitação realizada por integrantes da ONG HUMUS, nesta semana.
Na segunda-feira, os profissionais estiveram com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta, onde apresentaram o Programa Heróis do Futuro, em dois turnos. Além dos conceitos teóricos, foi realizada uma oficina com técnicas básicas de salvamento como desengasgo, ferimentos e reanimação cardiopulmonar.
Já na terça-feira, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, foi ofertada a capacitação voltada a situações de desastres naturais, intitulada Agente Capaz. A ação envolveu um grupo de 30 pessoas, na sua maioria civis, que receberam instruções de prevenção e resgate básico em soterramento, desabamento, enchente, inundação e alagamento.
A vice-prefeita Andréa Lange Barth acompanhou a programação e, em nome do prefeito Sidnei Eckert, que está em Brasília nesta semana, agradeceu o trabalho dos profissionais da ONG HUMUS e a todos que se dispuseram a participar do treinamento. “Desejamos que nossa comunidade nunca mais passe por uma calamidade como a do ano passado. No entanto, é importante termos mais pessoas preparadas para auxiliar nestas situações”.
O coordenador da Defesa Civil de Arroio do Meio, Fábio Kuhn, destaca que treinar a sociedade civil é fundamental e vai ao encontro do trabalho que a Administração vem fazendo, com a elaboração do Plano de Contingência. “Quanto mais pessoas tiverem conhecimento, habilidade e expertise para ajudar em situações adversas, melhor. Por mais que as forças oficiais de segurança tenham a atuação reforçada, a demanda neste tipo de acontecimento é grande e sabemos que a ação rápida pode salvar vidas”.
Fábio agradece à comandante da Brigada Militar de Arroio do Meio, a Capitã Roxane Deus Lopes, que fez a intermediação com a ONG. Segundo ele, a ideia é que o grupo retorne em outra oportunidade, a fim de oferecer o treinamento para todas as escolas, incluindo as de Educação Infantil.
A ONG HUMUS tem origem em Minas Gerais. É uma organização brasileira, independente e sem fins lucrativos que atua com foco em desastres. Disponibiliza apoio especializado para regiões impactadas, em situações de emergência ou em risco iminente de um desastre relacionado a eventos naturais extremos, como tempestades, ciclones, incêndios florestais e até terremotos. Está capacitada para atuar nas quatro etapas de um desastre, a fim de evitar as perdas, minimizar as dores e, principalmente, salvar vidas.
Instruções de prevenção e resgate básico em soterramento, desabamento, enchente, inundação e alagamento mobilizaram cerca de 30 pessoas
Foto: Fábio Kuhn/Divulgação