OBRAS – Desassoreamento restabelece leito natural do rio Forqueta

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

O prefeito de Arroio do Meio Sidnei Eckert acompanhou o secretário interino, Fernando Classmann, e a equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) na vistoria às obras de desassoreamento no rio Forqueta, na manhã de terça-feira, 18. As intervenções são uma iniciativa do Estado, por meio do Programa Desassorear RS, e ocorrem desde o fim de janeiro, na altura do Camping do Irineu, em Forqueta.

Na oportunidade, foi aberto o trecho no qual a retirada dos sedimentos restabeleceu o leito natural do rio. O prefeito Sidnei ressaltou a alegria ao ver que o rio voltou a correr pelo seu leito, que estava obstruído. “Queremos agradecer ao Governo do Estado, ao governador Eduardo Leite e ao vice Gabriel Souza por esse olhar que tiveram com os municípios afetados, em especial Arroio do Meio, e destacar a importância do programa Desassorear RS”, afirmou, observando a atenção das equipes na condução dos trabalhos.

O secretário Fernando, acompanhado pelo diretor da Sedur Edinei Pavão, que vem coordenando as ações do Programa Desassorear RS, ressaltou a importância do programa para os municípios, a segurança e a autoestima das comunidades. Garantiu o aporte de mais recursos para a continuidade dos trabalhos no rio Forqueta e destacou que o Governo do Estado está fazendo sua parte, investindo mais de R$ 300 milhões no programa de desassoreamento.

As ações do Desassorear RS em Arroio do Meio iniciaram em 29 de janeiro. Desde então já foram retirados mais de 14.000 m³ de material, que está sendo alocado em um depósito licenciado pelo município, em Forqueta. Como o volume de sedimentos é maior do que a previsão inicial, o município solicitou a ampliação dos recursos, a fim de avançar no desassoreamento, aproveitando que a equipe já está trabalhando no local.

Prefeito Sidnei Eckert com o secretário interino da Sedur, Fernando Classmann (D) e o diretor da Sedur, Edinei Pavão (E)
(foto vistoria) Equipe da Sedur veio conferir o andamento da obra. Em virtudo do volume de sedimentos, município solicitou ampliação dos recursos destinados ao desassoreamento do rio Forqueta
Foto: Jaqueline Manica / Divulgação

 

Leia também