Após conclusão de período de avaliações técnicas, CCR ViaSul implanta intervenções para recuperar o local
A partir desta sexta (7), a CCR ViaSul dá início às ações de recuperação na região da ponte sobre o Arroio Boa Vista, no km 351 da BR-386, em Estrela (RS). O aterro da rodovia neste local foi integralmente comprometido com as enchentes do último mês e exigiu um planejamento específico para realização de intervenções no local em função do grande risco de colapso do aterro de encontro com a ponte.
As ações necessárias para recuperação estão sendo estabelecidas após uma série de estudos realizados sob a ponte, onde foram implantados equipamentos que verificavam o comportamento tanto da estrutura em si, do solo sob o dispositivo e do terreno no entorno. Esse monitoramento durou cerca de 1 semana e foi determinante para a elaboração do projeto de recuperação.
A partir de agora, as equipes da Concessionária trabalharão na implantação dos novos taludes nas cabeceiras da ponte da pista Sul (sentido capital), onde o tráfego está totalmente bloqueado desde o dia 23, visando garantir a segurança dos motoristas.
De imediato, para estabilizar a estrutura e reconstruir o encabeçamento da ponte, será realizada a cravação de estacas metálicas em locais específicos identificados no projeto que visam garantir que o aterro não se rompa, ao mesmo tempo em que permite que as equipes de terraplenagem consigam atuar na remoção do solo rompido com segurança. Essas atividades visam permitir a liberação do tráfego na pista Sul (sentido capita) até o dia 18, em ambas as faixas durante o dia e somente em uma durante o período noturno.
A Concessionária reforça que após liberação do fluxo, as atividades de recuperação continuarão em execução, diuturnamente, até o dia 25 de julho, data prevista para a conclusão das ações de recuperação integral da estrutura.
Enquanto isso, a CCR ViaSul reforça a importância de os motoristas respeitarem os limites de velocidade de, até, 40km/h em todos esses locais, bem como a sinalização implantada, uma vez que os pontos ainda se encontram em obras, com a presença de operários e máquinas nas proximidades das pistas.