Duramente atingida nas grandes enchentes que assolaram o Vale do Taquari desde setembro passado, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) continuará ocupando sua sede tradicional na rua Silva Jardim, 96, no centro da cidade, onde está localizada desde 1951. Decisão da continuidade no tradicional endereço foi tomada em amplo debate de lideranças realizado na semana passada na sede em recuperação da Acil.
O encontro reuniu oito integrantes do conselho consultivo (formado pelos ex-presidentes da entidade) e os cinco vice-presidentes da atual gestão. Sob a coordenação do presidente Joni Zagonel, na reunião foram avaliadas, com cuidado, as possibilidades para o futuro da sede da entidade a curto e médio prazo. A decisão do colegiado foi pela retomada das atividades no prédio histórico, com olhar atento às ações públicas e privadas de revitalização do Centro Histórico, sem deixar de estudar novas possibilidades para o futuro.
Medidas para recuperação da área
“Continuamos em nosso endereço e com essa decisão vamos apoiar o processo de reconstrução da cidade. Ao mesmo tempo, manteremos diálogo permanente com a administração municipal sobre o futuro dessa importante área”, resume Zagonel.
As lideranças da Acil entendem que o tema da localização da entidade deve ser mantido em avaliação, dada a incerteza ambiental que caracteriza o atual momento. Por isso, ficou definido que o grupo continuará mobilizado avaliando as ações da prefeitura para a área e planejando alternativas de localização para não se tornar vulnerável aos eventos extremos, caso esses se tornem recorrentes.