Mais de 800 voluntários participam da 18ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Vale do Taquari – A 18ª edição da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, aconteceu na manhã deste sábado (22) em quatro municípios da região. O maior movimento voluntário de preservação ambiental encerrou com a participação de mais de 800 pessoas e 90 embarcações que, juntos, recolheram 2.970 Kg de resíduos sólidos do rio Taquari.

Além do recolhimento, diversas atividades de educação ambiental aconteceram nos pontos de encontro. O coordenador da ação, Gilberto Soares, falou sobre o crescimento do programa. “Fico feliz em ver a grande adesão de empresas e parceiros com o nosso projeto. Iniciamos a ação em 2007 e, ano após ano, estamos consolidando esse programa de conscientização e preservação ambiental”, discorreu

Soares falou sobre a 18ª edição
(Créditos: Lucas Santos)

Em seu discurso, a diretora de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Luana Hermes, falou sobre a realização do movimento no dia em que é celebrado o Dia Mundial da Água. “Por acontecer no dia em que celebramos o Dia Mundial da Água, as atividades de hoje ganham ainda mais significado, pois além da prática do voluntariado, o Viva o Taquari-Antas Vivo provoca reflexões sobre os nossos atos e atitudes ambientais no dia a dia. É preciso agir agora, pois podemos fazer a diferença na construção de um meio ambiente mais equilibrado e sustentável”, falou.

Lajeado

Em Lajeado, a programação aconteceu no Parque Ney Santos Arruda. No local, além da ação que recolheu 813 Kg de resíduos, diversas atividades e oficinas foram realizadas por empresas e organizações parceiras do programa. Oficinas na Escola das Águas, apresentações artísticas e culturais, passeios de barco, plantio de mudas de árvores e exposições movimentaram mais de 470 voluntários.

Demais municípios

Em Venâncio Aires a ação foi realizada no Acesso Grão-Pará do Arroio Castelhano. Ao todo, 127 voluntários recolheram 861 Kg de resíduos. Após separado, o material foi colocado em um caminhão de empresa parceira da ação e exposto na Praça Coronel Thomaz Pereira.

Cruzeiro do Sul foi o município com maior número de resíduos recolhidos. Com ponto de concentração no novo acesso ao rio Taquari, localizado no antigo Passo do Gado. Ao todo, voluntários realizaram o recolhimento de 1.296 Kg de resíduos.

O município de Arroio do Meio participou da 18ª edição com ações de conscientização para a população. Na cidade, também ocorreu a doação de mudas de árvores para seis entidades.

Ao final da programação, a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, avaliou como positiva a 18ª edição. “Foi um evento grandioso, onde muitas pessoas, empresas e organizações contribuíram para o sucesso da edição. A grande movimentação que realizamos mostra que o programa está cada vez mais cumprindo seu papel de levar as pessoas para a beira do rio e conscientizá-las sobre o cuidado com o nosso meio ambiente”, concluiu.

2.900 Kg de resíduos foram recolhidos na 18ª edição da ação
(fotos: Lucas Santos)

 

 

Leia também