Liderança troca de mão mas segue indefinida no Amador de Estrela

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Municipal voltou a ter rodada cheia, inclusive de gols. Disputa segue equilibrada, em especial pelo topo e uma vaga no G-4, e resta uma jornada para fim da 1ª fase

 

Desta vez o sol brilhou, e os protagonistas do Campeonato Amador de Futebol de Estrela também. O municipal teve jornada cheia, com quatro partidas e 13 gols marcados. A disputa prometia grandes jogos, e assim se viu em rodada sem 0 a 0; nenhum empate, resultados apertados em sua maioria e alguns confrontos diretos de tabela, inclusive pela liderança. E justamente esta trocou de mão. União venceu o então líder Arroio do Ouro e é o novo ponteiro. Para o próximo domingo está prevista a última rodada da fase classificatória, com mais confrontos diretos e muito “em jogo”.

O Amador, que este ano coloca em jogo o Troféu Rafael Origuella e tem o apoio da Imobiliária Nova Era, envolve oito clubes e prevê em sua primeira fase a disputa de sete rodadas. Todos avançam ao “mata-mata”, mas a posição definirá os confrontos eliminatórios. Os jogos deste domingo (21) marcaram a sexta rodada corrida do certame, com as partidas antes programadas para a quinta rodada do carnê inicial. Até então são 24 partidas e 67 gols marcados, com 2,1 por partida. Resta agora a rodada do próximo domingo (28) para se saber quem pega quem. E sendo assim, caso o tempo agora colabore, as quartas de final ocorrem dia 04/08 e 11/08; as semifinais dia 18/08 e as finais em 25/08 e 01/09.

 

Jogos

 

Em Costão, Aimoré e Amigos do Dossul abriram a tarde de gols. O Aimoré, que até a jornada começar ainda figurava dentro da faixa dos quatro primeiros que levam vantagem para o mata-mata (apenas com melhores critérios que o 5º colocado), queria a vitória para ficar mais perto do G-4. Disposto a fugir da briga direta pela lanterna, o Amigos do Dossul impôs dificuldades, e logo no início do jogo abriu o marcador com Mael. O Aimoré não sentiu o golpe e conseguiu a reação ainda no primeiro tempo, logo com a virada – 2 a 1 –, com gols de Marquinhos e Paulinho Araújo. Apesar do sucesso selado na segunda etapa sem gols, os resultados paralelos não ajudaram o Aimoré, que fizeram o time vencedor perder vaga na tabela nos critérios de desempate.

 

Atlético Estrelense e Delfinense foram a campo em seguida. O Atlético ainda almejando a ponta da tabela. A Delfinense buscando recuperar – e não perder – espaço na tabela, ainda sonhando com uma vaga entre os quatro para surpreender de vez. Em uma grande partida, o Atlético saiu na frente com gol de Natã Rochenbach. A Delfinense não se abalou. Empatou com Gregori Flores, criou chances para a virada, perdeu gol feito e até teve um marcado, mas anulado. E no fim ainda foi castigado com gol em bola parada. Josias Oliveira subiu mais alto, marcou de cabeça, garantiu os três pontos para o Atlético Estrelense que assumiu a vice-liderança e seguem com esperança de fechar a fase em primeiro, apesar do complicado contexto que se segue.

 

A outra sede foi Bairro Boa União. União/Sombras/Dossul e São Luís abriram a tarde de gols. E gols é que não faltaram, mas tudo para um mesmo lado. Dono da pior campanha, o União/Sombras/Dossul ficou longe de somar algum ponto ou mesmo deixar a lanterna. Sem dar chances ao azar, o São Luís abriu o marcador e não parou por aí: 6 a 0. Gols que lhe garantiram nos critérios de desempate o lugar no G-4. Na rodada final fará uma “decisão” paralela com o Aimoré por este posto.

 

Ataque x defesa

 

Ao fim da tarde, o confronto mais aguardado da jornada: União x Arroio do Ouro. Melhor defesa x melhor ataque, vice x líder, invicto x time de mais vitórias. E assim se viu, num embate onde tanto equilíbrio se resumiu em campo. Apesar da maior pressão do Arroio do Ouro, o União fez o que sabe melhor – se defender – e ainda foi eficiente na frente. O único gol da partida foi marcado de pênalti por Jean Both, ainda no primeiro tempo, para delírio do torcedor da casa. Com a vitória, o União se manteve invicto, sem tomar gols e assumiu pela primeira vez de forma isolada a liderança, mas ainda em cenário eletrizante.

 

Última rodada

 

As quatro últimas partidas estão programadas para as comunidades da São Luís e São José (duas por sede), com respectivos inícios às 13h45min e 15h45min (15min de tolerância).

 

Três times podem fechar a fase no topo no próximo domingo, sendo que o União só depende agora de si diante do vice-lanterna Amigos do Dossul. Por sua vez, o Arroio do Ouro fará confronto direto com o Atlético Estrelense. São Luís e Aimoré farão clássico paralelo para ver quem fecha a 1ª fase no G-4. Delfinense e União/Sombras/Dossul farão o confronto mais morno da jornada.

Foto: Divulgação

—————————————

 

Classificação corrida por pontos:

 

1º – União (14); Atlético Estrelense (13); 3º – Arroio do Ouro (12); 4º – São Luís (10); 5º Aimoré (10); 6º – Delfinense (6); 7º – Amigos do Dossul (3); 8º – União\Sombras\Dossul (0).

 

Leia também