A ação agendada para a noite do dia 27 de dezembro, último da programação do Natal de Estrela, irá lançar 200 lanternas flutuantes no Rio Taquari carregadas de mensagens e pedidos da comunidade para o próximo ano
O Rio Taquari irá ficar mais iluminado na noite do próximo dia 27. Também irá concentrar milhares de pedidos para o novo 2023. Com isso, ser o foco das atenções de estrelenses e visitantes. A “Lanterna dos Desejos”, uma ação inédita na programação do Natal em Estrela, pretende lançar, dentro de área limitada do rio, junto ao Parque da Lagoa, centenas de lanternas flutuantes, iluminadas e enfeitadas que levarão pedidos, mensagens e desejos de pessoas para 2023. A promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), com apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), está agendada para ter início às 19h, antes do último sorteio da Campanha Estrela Premiada e Show da Banda Apple, mas ficarão no Rio enquanto ocorrerem os demais eventos.
A ação idealizada pelas servidoras da Setcel, Bruna Geller e Daniela Diesel, foi inspirada nas que ocorrem em outros países e de diversas formas, mas que cada vez ficam mais populares e por isso sempre muito aguardadas, principalmente por crianças e pessoas de mais idade, casais de namorados e famílias. Na Ásia, em países como a Tailândia, em uma tradição que nasceu nas origens budistas, elas são soltas em rios e lagos, em uma espécie de barquinhos (“Loy Krathong”), apesar das mais populares serem as que sobem aos céus (“Yi Peng”), naquele que já se transformou em um dos eventos mais populares do país. Já na Europa, em países como Portugal, também são lançadas em rios e lagoas, como o festival que ocorre no Rio Nabão, em Tomar.
Confecção e pré-prontas
Ao todo serão 200 lanternas. Cem delas estão sendo entregues, desmontadas, para diversas pessoas da comunidade, também empresários, lideranças, entidades como também apoiadores do Natal em Estrela. Outras cem estarão disponíveis para a comunidade em geral, no Parque da Lagoa, no dia do evento, para as pessoas que forem prestigiar a celebração e também desejarem participar, igualmente enfeitando e lançando as lanternas no rio.
Segundo Bruna Geller, uma forma de reunir as pessoas em torno de uma celebração muito bonita e que pode também em Estrela se tornar uma tradição. “A proposta é que as pessoas, na correria do dia a dia, parem um pouco para montá-las, o que é muito fácil, quem sabe em um momento de integração com suas famílias e colegas de trabalho, e aproveitem para enfeitar, desenhar, escrever mensagens e desejos para 2023 no papel/corpo destas lanternas”, explica. “As lanternas têm a base de madeira e o papel é biodegradável. Apenas como ainda é algo novo, preferimos facilitar um pouco e assim as velas que irão iluminá-las são estas de enfeite, encontradas em lojas. Por isso também vamos limitar a área no Parque da Lagoa onde elas serão soltas, com uma barreira de contenção, para que não sigam o curso do rio”, detalha. “Marcamos para as 19h, e assim que as pessoas forem chegando com as suas lanternas, ou as montando no local, vamos depositando na área delimitada. E no fim do evento iremos recolhê-las. Quem sabe, se o pessoal gostar, podemos evoluir nas propostas para as próximas edições”, comenta, com expectativa.
Potencialização
De acordo com Daniela Diesel, que morou no exterior e viu o sucesso que os festivais de lanternas fazem em diversos países, principalmente europeus e asiáticos, a proposta é mais uma que busca a valorização do Rio Taquari, do próprio Natal de Estrela e do turismo local e regional. “O rio é um bem coletivo que devemos cada vez mais valorizá-lo e potencializar seu uso, de diversas maneiras. E fazer disto, e no caso também da ‘Lanterna dos Desejos’, é mais uma iniciativa que incrementa nosso Natal em Estrela, nosso turismo, além da integração entre as pessoas, o que também é um dos objetivos desta celebração”, comenta.
Na última quarta-feira (21), as duas servidoras, acompanhadas do titular da Setcel, Joel Mallmann, entregaram a lanterna ao prefeito Elmar Schneider. “Que ideia sensacional. É isso que desejamos quando falamos em valorizar o nosso Rio Taquari, e estas iniciativas não apenas proporcionam isso, mas também fomentam momentos de integração, de reflexão”, avaliou. “Só não sei onde vou colocar tantos desejos e mensagens na minha lanterna. Talvez tenha que criar e largar duas de vez”, brincou.