HBB inaugura alas de Cardiologia, Obstetrícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Lajeado vivenciou um momento marcante nesta terça-feira, (22), com a inauguração de dois novos espaços no Hospital Bruno Born (HBB): a ala de Cardiologia e o Centro Obstétrico.  A solenidade reuniu autoridades, profissionais da saúde e a comunidade, celebrando avanços significativos para a saúde da região do Vale do Taquari.

A cerimônia teve início com uma recepção acolhedora promovida pelos colaboradores do hospital, acompanhados dos cães do projeto “Patinhas que Cuidam”. A iniciativa busca contribuir para a reabilitação dos pacientes por meio da terapia assistida por animais, promovendo melhorias nas capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais.

A paciente Betina compartilhou sua experiência de recuperação na ala de cardiologia, agradecendo a equipe pelo atendimento recebido e também as emoções nas comemorações feitas dentro da entidade. Já os pais do pequeno Arthur, um dos primeiros bebês a nascer na nova ala obstétrica, também relataram com gratidão os cuidados recebidos pela equipe médica e toda a equipe do Hospital.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou a importância da nova estrutura para o atendimento regional e celebrou especialmente as entregas feitas no dia de hoje, e reforçando o compromisso com o cuidado humanizado. Ela também parabenizou o HBB pela excelência no atendimento e agradeceu à instituição por acolher também pacientes da região metropolitana de Porto Alegre para procedimentos cardíacos de alta complexidade.

A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, lembrou com alegria e emoção que, perdeu as contas de quantas vezes ela veio ao HBB para inaugurar novas alas, e destaca que em menos de 100 dias de mandato, já participou da inauguração de importantes espaços no hospital, como o centro obstétrico e o setor de cardiologia, refletindo o avanço na saúde pública da cidade.

Encerrando a solenidade, o governador do Estado foi homenageado com lembranças da entidade e, em seu discurso, além de parabenizar e demonstrar emoção na entrega das novas alas, reforçou o compromisso com a demanda pela nova ponte: “Cada sonho realizado, nos faz sonhar novos sonhos. Vamos olhar para esse pedido com mais do que carinho, com a atenção e a importância que ele merece.”

Após os discursos, autoridades e convidados realizaram uma visita guiada pelas novas alas, marcando simbolicamente a inauguração dos espaços que já começam a transformar o cuidado com a saúde em Lajeado e em toda a região.

Foto: Diego Tessarzik/Divulgação

Foto 01: Diego Tessarzik/Divulgação

Legenda foto 01- A presidente da Câmara de Vereadores Ana Rita da Silva Azamburja e colegas parlamentares acompanharam a inauguração

 

CONTINUAÇÃO:

Saiba Mais: O Centro de Cardiologia era um sonho antigo do HBB, pensado há mais de dez anos especialmente com o objetivo de oferecer à população regional, e de outras partes do Estado, um espaço adequado e qualificado a receber pacientes, com a melhor tecnologia disponível – e de ser, também, uma opção alternativa em relação à capital.

No ano passado, a área cardiológica do HBB realizou cerca de 1,3 mil internações e procedimentos diversos, entre cirurgias cardíacas, endovasculares e eletrofisiologia, entre outras; e o ambulatório registrou cerca de 6,3 mil consultas, exames e procedimentos entre cintilografias, arteriografias, cateterismos, eletrocardiogramas e outros.

“Foram anos de espera, de planos, de projeção e preparação para este momento tão importante. O HBB tem se dedicado, especialmente nas últimas décadas, a crescer de forma continuada e sustentável de maneira que possa oferecer à população, aos pacientes e familiares, o melhor atendimento seja a nível SUS, convênios ou particular.

O Presidente da instituição, médico Marcos Frank, reforça: “O que hoje celebramos hoje foi conquistado a partir de várias frentes, seja no relacionamento com nossos pacientes, com nossos colaboradores e com as várias esferas governamentais, assim como na oferta cada vez maior de atendimento humanizado e de tecnologia de ponta para o tratamento para todos” analisa o neurocirurgião. “Sendo o HBB um hospital filantrópico, com atendimento SUS acima de 80%, a participação do Poder Público no alcance desses objetivos é necessária e fundamental. Por isso é muito importante prestar nosso agradecimento ao governo estadual, que, nos últimos anos, tem confiado em nosso trabalho e entendido de pronto nossas demandas, além de ser um parceiro excepcional nas nossas conquistas.”

Foto: Emilio Rota

Obstetrícia

Já o Centro Obstétrico Dr. Waldir Nöthen conta com 24 leitos e é um dos mais modernos do Estado. São cerca de 50 profissionais de uma equipe multidisciplinar das áreas médicas e de enfermagem voltados a priorizar o atendimento humanizado neste importante momento para a gestante e sua família.

São três salas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) com banheiras e acessórios para estimular o parto, com cromoterapia, música ambiente e televisão; quatro leitos de Observação, três salas cirúrgicas e oito leitos em sala de Recuperação. As salas cirúrgicas contam com visores para que as famílias possam ver o bebê logo após o nascimento de parto cesárea. Além disso, os berços são aquecidos. O atendimento de partos normais e cesarianas ocorrem no mesmo ambiente. Em 2024, ocorreram 1507 partos no HBB e 350 consultas mensais.

 

Leia também