Grande multidão prestigiam inauguração da Trilha do Fritz

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

O público compareceu em grande número para prestigiar a nova atração turística e ecológica. Muitos eram visitantes de cidades vizinhas, curiosos por conhecer o que já estava sendo muito comentado nas redes sociais. Até mesmo um ilustre convidado, que nem era mais aguardado em razão do tempo instável e as muitas nuvens, resolveu dar as caras e prestigiar o evento: o sol. A Trilha do Fritz foi inaugurada ao fim da tarde deste domingo (17), em evento que abriu caminho para o novo espaço de lazer e contemplação da natureza junto ao Rio Taquari, em fim de tarde que não podia acabar de melhor forma: com um pôr do sol, brindando a todos com uma pequena amostra do que o novo local tem a oferecer.

Na oportunidade, na presença de familiares do cidadão que dá nome ao novo espaço, o prefeito Elmar Schneider, o vice João Carlos Schäfer, secretários municipais, vereadores e dezenas de convidados, também foi inaugurado um “Chatbot”, aparelho preparado para passar informações, principalmente aos visitantes, sobre o município e auxiliar, por exemplo, na busca de restaurantes. O ato foi seguido de apresentações culturais na Escadaria de Estrela.

Desenvolvimento sustentável

A trilha ecológica, batizada de “Trilha do Fritz”, é parte do projeto de desenvolvimento sustentável de 2021. Os primeiros passos para a sua concretização consistiram no levantamento topográfico, na avaliação da viabilidade do local e na reconstrução da vegetação nativa. O trecho de 300 metros percorre o Parque da Lagoa e a Escadaria, outros pontos tradicionais da cidade que têm a natureza como reforço. Foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), através do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq).

 

Para a família toda

Antes mesmo da cerimônia de inauguração, alguns visitantes já burlavam as fitas de bloqueio ao acesso para caminhar e tirar fotos no local. Pelo próprio Rio Taquari alguns vieram de barcos e lanchas para conhecer o espaço, que entre outras coisas tem um atracadouro para as embarcações. Por sua vez, Yuri Bernardo Petter veio conhecer o local foi mesmo é na garupa do pai, Jonas, e acompanhado da mãe Samantha. “Adorei”, disse o menino, para logo depois gritar. “Olha o barco pai”. Jonas e Samantha concordaram com o garoto. “Adoramos. Muito bom. Estrela estava precisando de um espaço assim”, comentou Jonas. “Nós com certeza vamos aproveitar muito”, garantiu Samantha.

Yuri veio na garupa do pai para ver ainda mais do “alto” o espaço

Visitantes: Julia Lazzari e Natanael de Oliveira são de Lajeado. Os namorados não perderam tempo. Vieram logo conhecer o novo espaço. “Gostamos muito. Não esperava ser tão grande. Achei a ideia muito bacana”, diz Julia, que pouco antes posava para umas fotos no espaço, feitas pelo próprio namorado. “É muito bonito o local”, completa ela. “Vamos voltar outras vezes, e trazer mais amigos. Isso aqui valoriza o rio e o turismo”, emenda Natanael.

A ideia deles não difere muito dos também namorados Kássio Gruk e Alana Berghann. Foram mais uns entre tantos que vieram do outro lado da divisa do Rio Taquari para conhecer logo a trilha. “A vista é linda”, comenta Alana. “Tem lugar para caminhar, tomar um chimarrão. Vamos voltar com certeza”, completa Kássio.

 

Por que “Trilha do Fritz”?

O nome Trilha do Fritz é uma homenagem ao antigo empresário e líder comunitário de Estrela, Friedrich Wilhelm Seyboth, popularmente conhecido por “Tio Fritz”. Nascido em Joinville (SC) em 1926 e falecido em Porto Alegre em 2017, é filho de um mestre cervejeiro alemão que fez história em cervejarias que vieram a se tornar a tradicional Polar. Aos três meses foi trazido para Estrela para morar com os avós, pois sua mãe precisou retornar à Alemanha. Católico fervoroso, foi sempre grande apoiador de movimentos sociais ao lado de sua esposa Hilda Lydia Matte Seyboth. Sócio da Importadora Alto Taquari Ltda e da Corema – Comércio e Representações de Máquinas Ltda, trabalhou em ambas até a dissolução das empresas na década de 1990. Começou a trabalhar muito cedo carregando as malas dos viajantes que chegavam de vapor ao Porto de Estrela, onde hoje se situa a Escadaria. Foi dançarino do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs da Comunidade Evangélica de Estrela.

Movimentação no local foi intensa ao longo de todo o dia, mesmo antes de o espaço ser aberto oficialmente – Fotos: Governo de Estrela/Divulgação

 

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Leia também