Governo do Estado anuncia construção de mais 68 moradias em Estrela

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Governador Eduardo Leite também garantiu infraestrutura em mais duas áreas habitacionais.

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quarta-feira (05.02), a construção de mais 68 moradias em Estrela para atender famílias afetadas pelas cheias. Além disso, Leite garantiu a execução das obras de infraestrutura em mais duas áreas que vão receber estas casas, atendendo pedido protocolado no dia 29 de Janeiro pela Administração Municipal, um investimento de mais de 6 milhões. O anúncio foi feito durante ato realizado no Loteamento Popular, no Bairro Boa União, quando foi assinada ordem de início de construção de 20 unidades habitacionais definitivas, por meio da Política Estadual de Habitação de Interesse Social – Programa a Casa é Sua – Calamidade. “Nos próximos dias será instalado o barracão de obras para iniciarmos a montagem dos módulos”, afirmou o governador.

A prefeita Carine Schwingel destacou a importância da ampliação do programa habitacional, considerando a alta demanda por moradias no município e reafirmou o compromisso da Administração Municipal em agilizar os processos para garantir o mais rápido possível que as famílias tenham suas casas. Ressaltou também o apoio do Governo do Estado em atender os municípios, parceria indispensável, segundo ela, para efetivar os projetos. No Bairro Boa União está prevista a construção de outras 20 moradias, onde os trabalhos de preparação do terreno já estão em andamento, totalizando 108 residências pelo Rio Grande do Sul.

A solenidade contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento urbano e metropolitano, Rafael Mallmann; de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kaufmann, além dos deputados Airton Luiz Artus e Edivilson Brum e lideranças regionais, secretários, vereadores e comunidade.

 

 

Desassoreamento

No mesmo ato o governador assinou ordem de serviço para desassoreamento dos arroios Estrela e Boa Vista. O programa é executado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), coordenado pelo secretário Rafael Mallmann, e  integra as ações do Plano Rio Grande. No Boa Vista a prefeitura indicou seis pontos principais para a retirada do material, estimando um volume de 20 mil metros cúbicos. Já no Estrela são seis trechos, a maior parte localizados na área urbana, com previsão de retirar 9,5 mil metros cúbicos.

O primeiro foco das ações será a foz dos dois arroios. O custo estimado é de R$ 2 milhões e os trabalhos serão feitos por empresa contratada pelo Estado, que num primeiro momento fará a avaliação dos acessos aos locais indicados pelo município.

A solenidade contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento urbano e metropolitano, Rafael Mallmann; de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kaufmann, além dos deputados Airton Luiz Artus e Edivilson Brum e  lideranças regionais, secretários, vereadores e comunidade.

Foto: Divulgação

Leia também