Como previsto, não poderia passar deste domingo (19). Nem a matemática permitiria mais. O equilibrado Campeonato Municipal de Futebol de Estrela teria sim suas primeiras definições ao fim da penúltima rodada classificatória. As oito equipes do certame foram a campo com chances de tudo; umas com mais, outras menos. Ao fim das quatro partidas e 13 gols do domingo, as primeiras respostas: Aimoré e Alto da Bronze são os times que garantiram as duas vagas diretas nas semifinais. Os outros seis elencos seguem na luta por uma das quatro vagas que indicarão através de jogo extra – quartas de final – os outros dois semifinalistas. Respostas finais de fato só no próximo domingo (26), com a realização da última rodada classificatória, em jogos na Delfina e Linha Geraldo, às 13h30min e 15h30min.
Primeira vaga
A Delfina sediou duas partidas, ambas com os times do distrito local frente aos representantes ‘A’ e ‘B’ do Atlântico de Costão. Na primeira, o líder Aimoré mostrou que a derrota para o então lanterna Geraldense no domingo anterior foi mesmo apenas um desvio de rota. Goleou o Atlântico B por 6 a 1, selou a vaga direta e praticamente fez o mesmo com a liderança. Já o elenco ‘B’ de Costão caiu para último na tabela e agora buscará a vaga em outro complicado desafio no domingo: o novo vice-líder Alto da Bronze.
Na partida de fundos, o único jogo da jornada em que dois times que saíram de campo vitoriosos na rodada anterior estariam frente a frente. Nele, os anfitriões da Delfinense buscavam o terceiro sucesso e com ele praticamente garantiram a classificação. Do outro lado, o Atlântico ‘A’ vinha embalado em busca da segunda vitória seguida que igualmente poderia lhe deixar mais perto da vaga. Nenhum dos grupos obteve êxito em seus objetivos com o 0 a 0. Seguem na faixa de classificação, mas ainda ao alcance de quem está fora. E para complicar, os duelos do próximo domingo não projetam facilidades. Enquanto o Delfinense terá clássico contra o líder Aimoré, o elenco A de Costão fará confronto direto com a Geraldense.
Segunda vaga
Na primeira partida da tarde na Linha Lenz, Geraldense e Gaviões do BI foram a campo depois de resultados distintos na jornada anterior: uma vitória e uma derrota, respectivamente. Em campo, frente a frente, ocorreu o que não foi bom para nenhum: empate em 1 a 1. Com ele, o Gaviões perdeu de vez a chance da vaga direta. Já o Geraldense, se ao menos deixou de vez a lanterna, não ingressou na faixa de classificação. Na rodada final, enquanto o Gaviões joga por ao menos um empate diante do Atlético Estrelense, a Geraldense faz o confronto mais “direto” do próximo domingo com Costão ‘A’, sendo que tem a mesma pontuação que o adversário, mais piores critérios de desempate.
Na outra partida da tarde no local, também times em momentos opostos, e que seguiu. O Alto da Bronze, depois de vencer confronto direto com o Gaviões no domingo anterior, somou mais três pontos com o 3 a 1 sobre o Atlético Estrelense e garantiu ao menos a vaga nas semifinais. Time ainda briga pela liderança, mas para tanto precisaria vencer seu jogo e ainda torcer por tropeço do Aimoré seguido de uma grande indisciplina por parte deste, já que no primeiro critério de desempate o elenco da Delfina leva grande vantagem. Já o Atlético Estrelense, apesar de em 5º na tabela tem a mesma pontuação do primeiro time fora da faixa de classificação e apenas um ponto a mais que o novo lanterna, o que lhe pressiona a fazer bom resultado no próximo domingo contra o Gaviões se não quiser depender de resultados paralelos para seguir na disputa.
(Texto e foto: Rodrigo Angeli/divulgação)