Estrela – Prefeita pede reabertura de acesso na BR-386 junto à Arenhardt

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Um importante encontro foi realizado na quarta-feira, no gabinete da prefeita Carine Schwingel, de Estrela. De forma virtual, o encontro reuniu representantes de órgãos de segurança pública, órgãos deliberativos e autoridades ligadas à mobilidade e infraestrutura viária, com foco em um pedido: a reabertura do acesso à BR-386 nas proximidades da antiga empresa Arenhardt, trecho que foi bloqueado em setembro de 2021.

Durante a reunião, a prefeita justificou o pedido com base na atual situação do trânsito no município. Atualmente, Estrela conta com apenas um único acesso de entrada e saída pela Avenida Rio Branco, visto que o acesso pela BR em direção ao Porto também foi bloqueado. A chefe do Executivo destacou que essa limitação tem causado grandes transtornos aos motoristas e à mobilidade urbana, especialmente em relação à ligação com o bairro Boa União, o maior da cidade, com aproximadamente 8 mil moradores.

O diretor da CACIS, Paulinho Fink, e o vereador Douglas Daroit, classificaram o tema como uma das maiores demandas da comunidade atualmente, ultrapassando até mesmo outros debates recorrentes no município.

Também manifestaram apoio o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro, que destacou a necessidade de campanhas educativas. Ele solicitará ao aplicativo WAZE uma nova  atualização de tráfego, com acesso via BR-386, trevo da Languiru, até Rota do Sol, pela Av. João Fell.

Como encaminhamento, a prefeita Carine Schwingel anunciou o lançamento de uma campanha educativa para incentivar o uso da rótula junto à Languiru e se comprometeu a seguir buscando soluções estruturais para a mobilidade urbana de Estrela. O presidente da EGR, Luís Fernando Vanacor, também se comprometeu com a construção de uma nova rótula na Avenida João Fell, ligando a BR-386 à Rota do Sol, como alternativa de tráfego.

Segundo a prefeita, a reabertura do acesso junto à Arenhardt é uma reivindicação antiga da comunidade e que, apesar de não ser a solução definitiva, representa um passo fundamental para amenizar o atual gargalo do trânsito, abrindo caminho para projetos mais robustos no futuro.

 

Leia também