Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária trazem informações práticas para a população.
Com base nos danos causados pela recente inundação do Rio Taquari, o Governo de Estrela, através da Secretaria de Saúde, emite um comunicado à população a respeito das precauções necessárias para evitar enfermidades transmitidas pelo contato direto com a água contaminada após a inundação. Dentre as possíveis doenças, estão a leptospirose, a contaminação por alimentos contaminados e distúrbios gastrointestinais agudos, entre outras.
O município ressalta a importância de adotar certas medidas preventivas para impedir a propagação de doenças após episódios de enchentes e alagamentos. A intenção é prevenir a contaminação por patologias que podem assumir um caráter grave, como é o caso da leptospirose, hepatite A e tétano. A biomédica Taciane Borsatto orienta sobre cuidados na limpeza após a enchente. “As pessoas que foram atingidas e vão limpar suas casas devem procurar utilizar luvas e botas de borracha, utilizar uma solução com água sanitária para realizar o trabalho, e não esquecer de limpar a sua caixa da água, pois a água que está chegando a sua casa foi tratada, e é importante manter a mesma potável, e a caixa da água pode ter ficado suja após a enchente”, explica. As proporções corretas de água sanitária estão disponíveis nos materiais que são distribuídos e estão sendo publicados pelo município.

Outra orientação repassada pela biomédica é quanto há alimentos. “Não busquem consumir alimentos que foram atingidos de alguma forma pela inundação, e cozinhar bem os alimentos, muitas indústrias tiveram perdas de matéria-prima ou alimentos e não se deve tentar recolher para aproveitar esses produtos”, observa. Por fim, Taciane ainda atenta aos medicamentos. “Muito cuidado com doações de medicamentos, populares acabaram perdendo medicamentos que tomavam e o indicado sempre é procurar informações junto a um profissional de saúde, para verificar a dose certa e o medicamento correto”, salienta. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 3981 1085 com a Vigilância Sanitária na Secretaria de Saúde de Estrela.