Estrela Futebol Clube comemorou 90 anos com encontro de ex-atletas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Comemoração pelos 90 anos do clube, realizada domingo (28) na Arena Bruxel, reuniu dezenas ex-atletas e dirigentes, contou com homenagens, doação de taças e promessa de revitalização de área do Estádio Aloysio Valentin Schwertner

Na recepção aos convidados da festa que celebrou os 90 anos do Estrela Futebol Clube, o hino ecoava. “Estrela, Estrela! Clube que nasceu para brilhar. Orgulho da Princesa do Vale. Muitas glórias no esporte a conquistar. Estrela, Estrela! Brilhando no Alto Taquari; Teu povo, tua torcida. Vibram e torcem sempre por ti.” Não foram poucos os ex-jogadores, dirigentes, torcedores, familiares, profissionais da imprensa que trabalhavam na época que o time ia a campo que não se emocionaram na chegada à Arena Bruxel, local que domingo (21) sediou o evento. A promoção do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), também marcou o 6º encontro dos ex-atletas do clube fundado em 17 de novembro de 1931.

Muitos ex-atletas que marcaram presença, grande parte integrante dos times das décadas de 1960 e 70, quando chegou à elite do futebol gaúcho. Entre eles Adauto de Azevedo; Adroaldo Eckhardt “Renegado”; Arlindo Wulfing; André Mallmann; Alair Jansen “Bozó”; Cirilo Petter; Darcoi Maravilha “Cirurgia”; Dejair Dutra “Preguinho”; Egídio Diehl, Enio Costa; Gelson de Souza “Jipão”; Heitor Trasel; Ivan dos Santos; Jaci Preto; Jair Wermann; Jair de Souza; Jorge Dutra; Jorge dos Santos “Carruíra”; Jorge Schuler; José Carlos Eckhardt “Foguinho”; Jurandir Preto “Jura”; Lari Rugard; Leocir de Lima Borges; Libório Grave; Luis Belmonte; Roque Schwertner; Luis Carlos Marques ‘Palito”; Luis Schneider “Lui”; Manoel Menezes Pinheiro “Pelé”; Paulo Gewer ; Neri da Silva; Osmar Braga “Braguinha”; Pedro Pereira; Rudimar Thomas; Wilfrid Dannebrock; Valdir Lammes “Papaléguas”; Volvei Almeida; Waldir Sudbrack; Wolnei Alexandro e outros.

 

Homenagens

Adauto de Azevedo, ex-atleta

 

 

 

Ex-jogador Leocir

 

Adauto de Azevedo, ex-atleta e pessoa fortemente ligada à história do clube, foi outro que falou aos presentes”Muito obrigado. Às vezes dá saudade, dá dor. Não posso me emocionar muito. Só de estar aqui e rever tantos amigos é uma gratidão da qual não sei se sou merecedor”, afirmou. Quem também recebeu homenagem foi Roque Schwertner. Como ex-atleta e dirigente foi grande incentivador do time, assim como o pai – Aloysio Valentin Schwertner – que foi um dos fundadores do clube, treinador e dirigente. Pela atuação da família e entrega ao esporte, Roque recebeu a camiseta alusiva ao aniversário e um quadro comemorativo.

Um dos atletas mais emocionados era Adroaldo Eckhardt. “Renegado”, 74 anos, atuou pelo clube de 1967 a 1976, ano que foi capitão. “Fico muito feliz de reencontrar tantos amigos que, assim como eu, jogavam por um ‘bicho’ ou garrafão”, brincou. “Fico triste ao ver essa situação de semiabandono que o clube se encontra. Quando a enchente atingiu o estádio anos atrás, fui pessoalmente lá resgatar os troféus, dos quais fui fiel depositário por 20 anos”, relembrou. Em seguida “Renegado” saiu da Arena, para estranheza de alguns. Voltou minutos depois carregando caixas que traziam os referidos troféus, que logo se juntaram à exposição. Os mesmos foram doados para o Memorial de Estrela, onde a exposição segue até 21 de dezembro. “Já fiz a minha parte”, garantiu o ex-capitão.

 

 

Fonte: AI/Prefeitura de Estrela/divulgação

Fotos: Pablo Reis/Prefeitura de Estrela e /  Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela/divulgação

 

Leia também