A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulga anualmente uma série de indicadores que possibilitam aos municípios de todo Brasil avaliarem seu desempenho em áreas estratégicas da gestão pública. Nesta quarta-feira (08), a Firjan publicou os índices de Gestão Fiscal, que avaliam as contas das prefeituras através de aspectos como autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.
Estrela teve pontuação máxima de 1.0 em dois destes indicadores: autonomia e gastos com pessoal. Acima de 0,8 a nota é considerada de excelência. No indicador de liquidez a nota do município ficou em 0.623, considerada como uma boa gestão. Na média geral o município ficou com a nota 0.8006, acima da faixa de excelência e da média nacional.
Crescimento nos últimos anos
No comparativo dos últimos quatro anos o município vem apresentando evolução em sua gestão fiscal. Conforme indicadores da Firjan, em 2019 o governo atingiu nota média geral de 0.6233. Em 2021 o patamar já era de 0.7510 pontos. A média atual corresponde aos dados analisados do ano de 2022.
Líder em ranking nacional
A divulgação do índice Firjan reforça os dados apresentados no mês de abril, pela Confederação Brasileira de Administração (CBA), que colocou o município como primeiro colocado nacional em gestão entre os municípios até 50 mil habitantes. Para o prefeito Elmar Schneider os indicadores sinalizam que o município vem em uma crescente em busca da excelência na gestão. “Cidades menores costumam se sair melhor nestes indicadores, por uma série de fatos. Ter Estrela com tão bons índices mostra que o trabalho tem sido feito com muita responsabilidade e seriedade”, enfatiza Schneider.
