Escola do Chimarrão leva 36 formas de preparo da bebida típica na Fenachim

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Entre os grandes destaques culturais da 17ª Fenachim, a Escola do Chimarrão encanta o público com sua missão de preservar, divulgar e ensinar a tradição do mate gaúcho. Com uma exposição inédita de 36 modelos diferentes de chimarrão, o espaço se torna parada obrigatória para os amantes da erva-mate e para os curiosos que desejam conhecer mais sobre esse ícone da cultura gaúcha.

A proposta da Escola é simples e acolhedora: quem trouxer sua cuia e bomba, ganha um chimarrão na hora, preparado por especialistas que também compartilham os segredos do mate perfeito. Entre os atrativos, está a técnica do “chimarrão de 11 segundos”, uma demonstração rápida e precisa de como preparar um chimarrão saboroso com eficiência — sem abrir mão da tradição. Até o momento, mais de 5,5 mil chimarrões foram preparados.

Além de servir a bebida símbolo do Rio Grande do Sul, a Escola do Chimarrão oferece um verdadeiro mergulho na cultura do mate. Os visitantes aprendem sobre os diferentes tipos de erva, formas de montar a cuia, temperatura ideal da água, variações regionais e curiosidades históricas. A exposição dos 36 modelos inclui desde os mais tradicionais até formas criativas e pouco conhecidas de se tomar chimarrão.

A Escola do Chimarrão já percorreu diversas cidades do Brasil levando conhecimento e fortalecendo a identidade cultural do Sul. Em cada evento, ela se transforma em um ponto de encontro e troca de saberes, promovendo o hábito do chimarrão como uma expressão de hospitalidade, respeito à natureza e convivência social.

Na Fenachim, a presença da Escola reforça o elo da tradição, oferecendo uma experiência interativa, educativa e deliciosa. Um espaço onde o visitante não apenas prova o chimarrão, mas vivencia sua história.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

 

Leia também