Em RA da Acil, CEO da Madesa explica como tornou a empresa líder em vendas digitais de móveis de cozinha

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Pedro Cini foi o palestrante do evento que aconteceu nesta terça-feira (29). Para cerca de 80 pessoas, ele falou sobre a criação do e-commerce da Madesa e a transformação da empresa em uma das maiores vendedoras online de móveis projetados para cozinha.

Lajeado – “O importante para os líderes é ter foco no negócio e vontade de fazer acontecer. Com isso, os resultados são positivos.” A afirmação foi feita pelo CEO da Madesa Móveis, Pedri Cini, ao explicar como consolidou a empresa de Bom Princípio em uma das maiores vendedoras online de móveis para cozinha do Brasil. Ele foi o palestrante da reunião-almoço (RA) que a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu nesta terça-feira (29).

Para cerca de 80 pessoas, Cini apresentou a trajetória de 48 anos da empresa e o processo de inserção da Madesa em marketplaces e vendas diretas ao consumidor final através da internet. “O principal objetivo da Madesa é transformar a comunidade e a vida das pessoas. Para isso, nós sempre buscamos estar presentes na realização dos sonhos, seja dos nossos colaboradores através do seu desenvolvimento ou dos nossos clientes através da compra de nossos móveis”, colocou.

História

Cini é a quarta geração da família que atua no setor moveleiro e a terceira que está à frente da Madesa. “O meu avô fundou a empresa em 1977 na cidade de Bento Gonçalves. Na época, o foco era a produção de móveis residenciais para venda em lojas”, comentou. Segundo o palestrante, após 13 anos as atividades foram transferidas para Bom Princípio sempre com o compromisso de fazer parte da vida das famílias. Ao falar sobre a inserção da empresa na internet, Cini comentou que a venda de produtos da Madesa no mundo virtual começou nos anos 2000 com produtos sendo vendidos em sites de varejistas físicos que compravam os móveis da empresa. “Com esse movimento, percebemos que a venda dos nossos produtos estava apresentando crescimento pela internet”, revelou.

Digital

Segundo Cini, a partir de 2010, aconteceram as primeiras vendas para varejistas que atuam 100% online e, com isso, a empresa começou a desenvolver produtos exclusivos para vendas virtuais. “Para facilitar o processo de montagem, os móveis são adaptados para oferecer mais comodidade para os nossos clientes”, explicou.

Com esse crescimento, Cini comentou que a Madesa decidiu fazer o seu próprio e-commerce e começar a venda direto para o consumidor final. “Nós realizamos todo o projeto, contratamos consultoria e estava tudo pronto para começar a operação, mas não startamos o projeto”, comentou. Segundo ele, a decisão de não começar foi por não ter consolidada a forma como trabalharia com os conflitos individuais de cada consumidor. “Nosso pensamento sempre foi fazer o melhor para cada um e, neste processo, se não conseguíssemos atender ele da melhor forma, teríamos um problema” colocou.

Para começar a entender o processo, o palestrante contou que a empresa iniciou a venda direta para os consumidores em 2018 através de marketplaces. “Foi um passo importante que tomamos em 2018. Uma empresa, com 40 anos de história virando varejista, era um cenário novo para nós, pois começamos a enviar nossos produtos diretamente para o comprador final”, falou.

A experiência com marketplaces serviu para evidenciar o que a empresa precisava para oferecer um serviço direto ao consumidor final. “Realizamos uma série de melhorias, treinamentos e nos preparamos para esse novo mercado. E, em 2019, quando 20% das nossas vendas estavam acontecendo na internet através dos parceiros, aconteceu o lançamento oficial da loja madesa.com”, revelou Cini.

A partir deste momento, Cini comentou que a empresa direcionou o foco para a venda aos consumidores finais. “Tínhamos muita vontade de fazer acontecer. Isso é o essencial para quem quer começar um novo negócio”, destacou. Com este foco na venda dos consumidores finais, o palestrante comentou que hoje a loja da Madesa já é considerada uma das principais na venda de móveis do Brasil e uma das únicas que comercializa móveis de cozinha projetados pela internet.

O momento de se consolidar, segundo Cini, foi em 2020, com a chegada da pandemia, pois naquele momento as pessoas estavam em casa, com tempo e com dinheiro e a empresa se adaptou a realidade dos consumidores. “Nós começamos com atendimentos por lives e por vídeo chamadas para mostrar e explicar o funcionamento dos nossos produtos para os consumidores. Assim, conseguimos nos consolidar também como portal de vendas” explicou.

Inteligência Artificial

Cini comentou que a inteligência artificial é uma inovação que veio para auxiliar os negócios na consolidação de projetos e no crescimento das vendas. “Hoje, na Madesa nós utilizamos a IA para aprimorar processos, captar novos clientes e realizar o atendimento daqueles que querem fazer contato conosco”, comentou.

O palestrante orientou o público a investir em inovação e buscar auxílio sobre o que a IA pode contribuir para os negócios. “A inteligência artificial surgiu e vem, cada vez mais, mudando a forma de dirigir as empresas. Aqueles empresários que ainda não utilizam esses recursos precisam começar para não ficarem para trás”, finalizou.

Trajetória de conquistas

Em sua saudação, o presidente da Acil, Joni Zagonel, agradeceu a participação de Cini no evento e falou que a exposição sobre as conquistas da Madesa serve para estimular os empresários sobre as conquistas que são possíveis no mundo dos negócios. “Acompanho o crescimento da empresa nos últimos anos e a atuação forte do Pedro na Madesa mostra que a trajetória empresarial tem desafios e muitas conquistas”, comentou.

Ao final do evento, Zagonel, acompanhado do vice-presidente de Relações Institucionais da Acil, Eduardo Gravina, direcionaram as perguntas do público para Cini.

CEO da Madesa falou sobre a inserção da empresa no mercado digital
(Lucas Santos)

Patrocínio

As RA’s de 2025 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), BrasRede Telecomunicações, CBM Materiais Elétricos, Excellence Garçons, Florestal Alimentos, Fruki Bebidas, Grupo Imec, Grupo RBS, Kappel Imóveis, Olicenter, Rhodoss Implementos Rodoviários, Sicredi Integração RS/MG, Tecnosom Sonorização, Unimed VTRP, Vincere Construtora e Wep Compliance.

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