Os recursos recolhidos no projeto do SOS Rio Grande do Sul destinado a Microempreendedores Individuais (MEIs), autônomos, artesãos, pescadores e pequenos agricultores/produtores rurais do município e que tiveram seus negócios atingidos pelas cheias de setembro e novembro deverão ser repassados no mês de fevereiro. As pessoas se cadastraram entre os dias 8 e 12 de janeiro em Lajeado. O benefício trata-se de um valor arrecadado via PIX pelo SOS Rio Grande do Sul (programa do Governo do Estado). Os cadastros aprovados receberão R$ 2,5 mil como auxílio para retomar seus negócios.
Após o término das inscrições, em 12 de janeiro, os cadastros foram encaminhados para o Comitê Gestor do SOS Rio Grande do Sul e passarão por uma análise das informações para posterior recebimento do benefício. O repasse do valor do programa é conduzido pela Central Única das Favelas (Cufa), uma das entidades participantes do Comitê Gestor.
Conforme a representante da Casa Civil do RS, Mareli Vogel, o repasse será realizado em fevereiro, assim que o Comitê finalizar as avaliações. Após este processo, a CUFA entra em contato por telefone, WhatsApp ou presencialmente para localizar os aprovados para o benefício.
– Os beneficiados podem ficar tranquilos que será realizado o contato com cada um para o encaminhamento do repasse do valor. Durante os cadastros já informamos que demoraria cerca de 20 dias para validação dos cadastros e posterior repasse – explica Mareli.
SOS Rio Grande do Sul
O Governo do Estado criou, em setembro, a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul, para receber doações em dinheiro daqueles que quisessem ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Foi estabelecida uma chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), que segue disponível, para que empresas e pessoas físicas possam repassar qualquer valor de forma segura, em um canal oficial.
Os recursos vêm de doações efetuadas em conta gerenciada pela Associação dos Bancos no Estado para atender unicamente as regiões impactadas por enchentes. Já receberam recursos os municípios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza.