ARROIO DO MEIO – Relatos das experiências das enchentes de 2023 e 2024, bem como sugestões e ações para o enfrentamento de situações futuras pautaram a reunião comunitária realizada no Palmense, em Palmas, na noite de terça-feira. Na abertura, o prefeito Sidnei Eckert detalhou o propósito do encontro, visando especialmente aprimorar o sistema de apoio ao distrito, que ficou ilhado nas enchentes mais recentes.
Os presentes expuseram os desafios enfrentados com a rápida elevação da água, os deslizamentos e a falta de rotas alternativas para sair ou chegar ao distrito. Também exaltaram a união e a solidariedade, com ajuda que chegou de todos os lados.
Na presença do coordenador da Defesa Civil local, Fábio Kuhn, e do coordenador de Lajeado, o tenente-coronel Maya, e do ex-coordenador lajeadense, Gilmar Queiroz, os moradores fizeram questionamentos e observaram vários pontos que podem ser aprimorados, a exemplo da comunicação. Entendem que a população precisa ter informações claras quanto ao volume de chuva nas cabeceiras, a fim de que as famílias atingidas tenham tempo para deixar suas casas e buscar um abrigo em local seguro.
Um grupo de moradores falou sobre a aquisição de um barco, com recursos financeiros oriundos de ações sociais e do Sicredi, e o treinamento de pessoas do distrito para eventuais resgates nas cheias. A ideia é capacitar e oferecer equipamentos para que o distrito tenha uma equipe de apoio preparada para emergências futuras, já que os acessos ficam bloqueados pela água impedindo a chegada de socorro.
A partir das informações levantadas na terça-feira à noite, o assunto ainda terá desdobramentos futuros, com encontros com um grupo menor, já pensando em uma equipe de apoio e treinamento para agir em situações de risco.
No encerramento, o prefeito Sidnei agradeceu a presença e as sugestões apresentadas, observando que está sendo elaborado um plano de contingência que vai auxiliar nos momentos de crise. A vice-prefeita Andréa Lange Barth leu um texto que fez a partir dos relatos dos moradores, exaltando a resiliência e a capacidade de superação, apesar de todos os desafios deixados pelos eventos climáticos.
