Diretores da Fruki destacam que sucesso decorre de gestão e cultura forte

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Nelson Eggers, Aline Eggers Bagatini e Julio Eggers foram os palestrantes da reunião-almoço desta quarta-feira (17). Eles apresentaram o modelo de gestão que transformou a empresa em uma das principais fabricantes de bebidas do RS e SC.

Lajeado – O case de sucesso de uma das principais fabricantes de bebidas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foi apresentado nesta quarta-feira (17) em reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O presidente do Conselho Consultivo da Fruki Bebidas, Nelson Eggers, a CEO Aline Eggers Bagatini e o diretor Administrativo e de Marketing, Julio Eggers, falaram sobre a trajetória da empresa que completa 100 anos neste mês de abril e comentaram os processos de preparação para os próximos anos.

De acordo com os executivos, além de estar em constante evolução, a empresa mantém olhar central para os processos de gestão e a organização da sucessão. Além disso, procurar estimular ambiente onde os profissionais sintam-se pertencentes ao negócio é uma estratégia importante para alavancar o crescimento da Fruki.

História

No início da exposição, Nelson Eggers falou sobre a criação da empresa por seu avô em 1924. Na época, a fábrica Bebidas Kirst & Cia Ltda ficava localizada em Arroio do Meio e produzia 200 garrafas de cerveja por dia.

O nome Fruki, de acordo com Nelson, surgiu 1971 com a inauguração da fábrica às margens da BR-386 em Lajeado. “Até então, ainda éramos chamados de Bebidas Kirst e Cia Ltda. Contratamos uma agência que nos apresentou várias opções. Optamos então por Fruki, que é um nome que se lê em qualquer língua e, tem o Fru, que vem de fruta e o Ki, que vem das iniciais do fundador Kirst”, explicou.

Após ser oficialmente chamada de Fruki, a empresa iniciou processo de crescimento que segue até hoje. O presidente do conselho consultivo comentou que a empresa foi a pioneira no Vale do Taquari a inaugurar uma estação para o tratamento de efluentes. “Esse passo importante na nossa história mostra o nosso comprometimento com o meio ambiente”, citou.

Após este processo, a empresa foi ampliando sua capacidade produtiva e de logística e, consequentemente, aumentando os produtos que eram oferecidos ao mercado. Hoje, a empresa tem em seu portfólio produtos como água, refrigerantes, sucos, energéticos e cervejas, com capacidade produtiva de 420 milhões de litros por ano.

No encerramento de sua fala, Nelson apresentou a atual estrutura logística da empresa que, além das duas fábricas, conta centros de distribuição em Pelotas, Canoas, Osório, Farroupilha e Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, e duas em Santa Catarina, nas cidades de Blumenau e Biguaçu.

Gestão

CEO da empresa há cinco anos, Aline destacou a importância de manter um trabalho de gestão profissional. “Em qualquer negócio é preciso ter uma equipe dedicada, onde cada um faz o seu melhor. Nossos diretores sabem qual é o caminho que a empresa quer percorrer e sabe o que a Fruki busca no futuro. Dessa forma, alinhados, cada profissional vai lá e faz”, acentuou.

De acordo com a executiva, é essencial promover um bom ambiente de trabalho para que os profissionais se sintam motivados e pertencentes ao negócio. “Além de ter foco total na gestão, as empresas devem sempre dar uma atenção para a cultura. Nós buscamos trabalhar juntos, em um ambiente saudável, com uma equipe engajada e motivada. Isso nos permite colher resultados fantásticos”, descreveu ao destacar que a Fruki, há 10 anos, é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Ao falar sobre sucessão, Aline comentou que o processo, na Fruki, começou há 20 anos. “A sucessão não é um momento, onde simplesmente é repassada uma caneta. Ela é uma transição que acontece com muito planejamento e gestão. Para nós, esse processo começou há 20 anos e está sempre em discussão. Há cinco anos eu estou como CEO da empresa e, daqui há cinco anos, o Júlio estará no cargo. Assim como eu tenho o suporte, estarei no suporte para ele em todas as questões”, frisou.

Futuro

Julio encerrou a exposição falando sobre os resultados positivos da empresa e destacando a importância de modernização nos processos administrativos. “É muito especial estar completando 100 anos da forma como estamos, nos preparando para esse aniversário. Estamos vivendo a época de maior sucesso da Fruki, tanto com o que estamos entregando como os resultados da empresa”, pontuou.

Segundo Eggers, a empresa segue se reinventando a cada processo para tornar a dinâmica de trabalho mais produtiva e participativa. “O modelo de gestão que era utilizado há cinco anos não é o mesmo que funciona hoje. Certamente, o que estamos fazendo hoje não é a mesma forma que vamos trabalhar daqui há outros cinco anos. Nós devemos sempre continuar nos provocando, promovendo um ambiente mais colaborativo. Embora a Fruki seja uma empresa centenária, ao mesmo tempo ela é inovadora”, finalizou.

Diretores da Fruki Bebidas apresentaram case da empresa
Foto: Lucas Santos/divulgação

Cases de sucesso

O presidente da Acil, Joni Zagonel, agradeceu a presença dos palestrantes e falou sobre o exemplo que a Fruki é para as outras empresas. “Em 100 anos, certamente há muitas histórias, muitas crises, conquistas e, acima de tudo, superação. A Fruki, ao completar 100 anos e estar crescendo cada dia mais, serve como exemplo de gestão, estratégia, sucessão e inovação para as outras empresas”, destacou.

Zagonel estendeu o agradecimento para os mais de 150 participantes da programação desta quarta-feira. “É gratificante estarmos hoje com casa cheia para prestigiar a história centenária de uma empresa lajeadense. Esses momentos de aproximação, interação e fortalecimento de contato com os

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Leia também