“Destaques Esportivos 2022” reforça amador de Estrela e homenageia José Itamar Horn

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

O Campeonato Municipal de Estrela, retomado na atual temporada, foi a pauta tema da tradicional homenagem de reconhecimento aos destaques e incentivadores do esporte estrelense, entre eles o ex-secretário municipal

 

Em cerimônia realizada dentro da programação do Natal em Estrela, no Parque Princesa do Vale, foi realizada na noite desta terça-feira (20) o “Destaques Esportivos”. A homenagem que visa reconhecer aqueles que se destacaram nos campos, quadras, ruas, pistas e bastidores do esporte teve este ano como tema o futebol amador, cuja disputa do Campeonato Municipal foi retomada na atual temporada após dez anos de ausência. A iniciativa do Governo de Estrela, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), premiou oito atletas e dirigentes e realizou homenagem a José Itamar Horn, o “Bitti”, ex-funcionário público e incentivador do esporte.

 

O troféu, criado em 2013, visa apresentar e destacar projetos de incentivo e fomento ao esporte que são desenvolvidos no município, como também pessoas responsáveis pelo mesmo. A força do esporte em Estrela, refletida na diversidade das modalidades praticadas e desenvolvidas no município, muito em razão da dedicação de algumas pessoas e o apoio em geral da comunidade, é um dos objetivos do prêmio. A atual edição homenageará aqueles que, de uma forma ou outra, se destacaram para fazer com que os gramados do município voltassem a registrar os gols e as tradicionais confraternizações comuns à modalidade. A entrega dos troféus ocorreu depois da apresentação da Orquestra Jovem de Estrela, e antes do espetáculo Uma Estrela a Brilhar.

 

 

Foram oito os homenageados, um por cada um dos clubes participantes. São elas: Dione Luis de Oliveira (Atlético Estrelense); Elton José Steffens (Aimoré); Guilherme Artur Hauschild (Geraldense); Humberto Canigia Hering (Gaviões do BI); João Leonardo Prade (Costão B); Luis Gustavo Dresch (Costão A); Tiago Augusto Lehnen (Alto da Bronze); Vanderlei Luis Gregory (Delfinense).

 

O vice-prefeito João Carlos Schäfer disse aos presentes. “Devemos a parabenizar a todos que estiveram envolvidos no nosso campeonato, aqui representados pelos homenageados, seja pela equipe da Setcel, que se empenhou muito para que o campeonato ocorresse de maneira tão positiva, sem esquecermos que esporte é saúde.” O titular da Setcel frisou. “Hoje foi um dia de reconhecimentos. De reconhecermos aqueles que nos ajudaram a realizar uma bela retomada do nosso amador e que serão fundamentais na formatação de uma temporada 2023 de ainda mais sucesso.”

 

“Amo Estrela”

 

No fim da cerimônia ocorreu homenagem especial a José Itamar Horn, o “Bitti”, em um dos momentos mais emocionantes da noite. Funcionário público municipal aposentado, foi secretário municipal do Esporte e Lazer em Estrela, na primeira administração do ex-prefeito Leonildo José Mariani, e de Günther Wagner, tendo fundado a Banda Municipal de Estrela. Entre as várias iniciativas, está a Cidade de Natal do Bitti, que a partir de 1996 transformou o Parque Princesa do Vale em referência no Natal estrelense e regional. Além de atuar como protagonista na cultura, esporte e turismo, Bitti foi sempre um grande voluntário e parceiro da área de lazer, esporte, cultura e turismo. Seu último feito nesta área foi a reforma do Chafariz do Parque Princesa do Vale. E segundo o secretário Joel Mallmann, lançou como outro desafio a reconstrução da ponte sobre o lago do Parque.

 

Convidado a falar ao público e a receber um presente, Bitti se mostrou muito emocionado. “Me chamam de louco as vezes. Me perguntam: você vai fazer isso de graça para a Prefeitura? Criticar, falar é fácil, difícil é fazer, e poucos fazem. Não faço para a prefeitura, ou porque gosto do prefeito, do vice, do secretário ou qualquer outro. Faço por Estrela e gosto. Podemos e devemos fazer mais. Garanto, o louco ainda está solto.”

 

Resumo

 

O Amador de Estrela, na categoria titular, voltou a movimentar atletas de Estrela por campos do município após dez anos. Foram mais de 240 atletas envolvidos em 33 partidas com 116 gols na promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). Oito equipes da cidade e do interior participaram do certame que teve dez rodadas e 34 partidas no total: Grêmio Esportivo Atlântico de Costão A; Grêmio Esportivo Atlântico de Costão B; Sociedade Cultural Esportiva Delfinense (Distrito da Delfina); Grêmio Esportivo Geraldense (Linha Geraldo); Sociedade Esportiva Alto da Bronze (Bairro Alto da Bronze); Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré (Distrito da Delfina); Atlético Estrelense (Bairro Marmitt/Moinhos); Gaviões do B.I (Bairro das Indústrias). Na final, disputada no último dia 31, na Toca do Leão, Distrito da Delfina, o Atlético Estrelense sagrou-se campeão ao vencer o Aimoré nas cobranças de pênaltis (3 a 1) após o 0 a 0 no tempo normal. https://estrela.atende.net/cidadao/noticia/taca-de-campeao-tem-dono-atletico-estrelense

 

Créditos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

 

 

Leia também