Denominação do Memorial de Estrela, de Memorial Werner Helmut Erich Schinke é aprovado

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 23, que devido à recente cheia do Rio Taquari ter inutilizado o plenário da Câmara de Vereadores, foi realizada mais uma vez na Sala de Reuniões do 2º andar da sede do Legislativo.

Na oportunidade foi aprovado a proposta de ser denominado o nome do Memorial de Estrela, de Memorial Werner Helmut Erich Schinke, em homenagem ao médico estrelense falecido aos 96 anos em 2023. Especialista em Medicina do Trabalho, de 1957 a 2006 atuou como clínico e cirurgião geral no município. Em 1954, formou-se em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Natural de Novo Hamburgo, Vale do Sinos, Schinke foi um dos primeiros médicos de Estrela, onde atuou por 49 anos, tornando-se uma referência profissional na região. Casado com a museóloga Gisela Schulz Schinke, teve quatro filhos: Gert, Bruno, Ralf e Walter, morreu em Estrela em 19 de setembro de 2023. Para realizar o sonho da esposa, a artista plástica Gisela Schinke, nº 93, o médico organizou o Museu Residência Schinke, em sua própria casa, eles construíram um museu particular na casa da família, com peças alemãs e de algumas outras etnias, tendo milhares de visitações. Foi um dos sócios-fundadores da Unimed Vale do Taquari em 1997, Schinke também foi presidente da Sociedade Ginástica (SOGES) e atuante em questões culturais de Estrela. Em reconhecimento, recebeu o título de Cidadão Estrelense em 1993. Participou da produção coletânea de crônicas do livro “Nós Os Teuto-Gaúchos” (1996); também traduziu o livro “Diário de África”, originalmente escrito em alemão. Escreveu outras duas obras: “A Vida de um Imigrante” (2013) e “A Medicina no Vale do Taquari: Ensaio Histórico Autobiográfico” (2019). Dr. Werner é organizador do livro “Perfis de Estrela”, de Rudolfo Maria Rath – Obra Póstuma 1 e 2. Cofundador do Centro Cultural 25 de Julho do Vale do Taquari, onde foi presidente (1982 a 1986 e de 2004 a 2006); Cofundador do Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul (1985); Cofundador do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (1986); Membro da ALIVAT (Academia Literária do Vale do Taquari).

Werner Helmut Erich Schinke e sua esposa Gisela criaram um museu particular em sua residência

Manifestações

Antes e após a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 23, os vereadores receberam manifestantes que foram atingidos pela cheia do Rio Taquari no início do mês de setembro e que protestavam pedindo providências quanto ao encaminhamento das verbas do Pix recebido pela Defesa Civil municipal, recursos federais e estaduais prometidos, aluguel social, entre outras pautas. O prefeito Elmar Schneider na tarde de segunda-feira, acompanhado do presidente do Legislativo Felipe Schossler, falou aos manifestantes, que estavam em frente à praça, no centro. Ele reafirmou o seu compromisso e disse que o município não vai abrir mão de realizar investimentos na área preventiva para salvar vidas. “Estamos juntos com vocês, criamos uma comissão que é representada pela comunidade e eles vão saber dar o destino certo a esses recursos”. Pontua.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Leia também