Defesa Civil vai garantir ajuda humanitária para os municípios, afirma secretário nacional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Recursos para restauração de estradas e pontes deverão ser encaminhados via Medida Provisória

Por intermédio dos deputados Alceu Moreira e Luciano Silveira, ambos do MDB, 35 prefeitos e 15 deputados federais foram recebidos na terça-feira (20), em Brasília, pela Defesa Civil Nacional, com o objetivo de pleitear recursos para a recomposição dos municípios atingidos pelo ciclone no Rio Grande do Sul na semana passada. Na oportunidade, o titular do órgão, Wolnei Wolff Barreiros, garantiu às lideranças que o governo não faltará com ajuda humanitária.

Barreiros, que acompanhou a comitiva federal em visita a Caraá no sábado, explicou que as prefeituras deverão formalizar plano de trabalho e decretos de emergência junto ao governo federal para se habilitarem a receber os auxílios. Três equipes da Defesa Civil estão em solo gaúcho para dar suporte aos municípios.

A partir desse processo, assistência humanitária — incluindo o fornecimento de cestas básicas pelo período de 60 dias — kits de higiene e colchões (estes para casos mais urgentes, como Caraá e Maquiné) serão disponibilizados à população.

Nos casos de infraestrutura danificada, como estradas, pontes e acessos, a União poderá aportar recursos mediante encaminhamento de Medida Provisória ao Congresso Nacional. Por conta disso, o deputado Alceu Moreira solicitou ao coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Carlos Gomes (Republicanos), para que providencie uma audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

 

“A comunidade gaúcha tem pressa. Muitas famílias deixaram as suas casas apenas com a roupa do corpo e os filhos debaixo do braço. Precisamos dar a celeridade necessária para que retomem suas vidas com a maior dignidade possível”, afirmou o parlamentar.

Presente no encontro, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ressaltou a importância de uma atuação integrada entre os três entes para se antecipar à chegada do problema.

“Se não olharmos para a frente, me desculpe, tudo isso que aconteceu não valeu de nada, do passado e de agora. É preciso ser mais ágil nas respostas para a sociedade”, declarou Melo.

O deputado estadual Luciano Silveira cobrou que o governo federal some esforços aos gestos de solidariedade da comunidade. “Nós estamos, desde a última quinta-feira, mobilizados na atenção aos desabrigados e às vítimas da enxurrada. E é muito importante ter, por parte da União, um aceno para reconstruir o que foi perdido”.

Foto: Leonardo Ozório/Câmara dos Deputados

Participaram da reunião às seguintes autoridades:

Deputados federais:

– Alceu Moreira (MDB) –  Afonso Hamm (PP) – Afonso Motta (PDT) – Alexandre Lindenmeyer (PT) – Any Ortiz (CIDAD) – Bohn Gass (PT) – Carlos Gomes (REP) – Daniel Trzeciack (PSDB) – Dionilso Marcon (PT) – Giovani Cherini (PL) – Heitor Schuch (PSB) – Lucas Redecker (PSDB) – Luís Carlos Busato (UNIÃO) – Pedro Westphalen (PP) – Reginete Bispo (PT)

Deputado estadual: – Luciano Silveira (MDB)

Prefeitos:

– Sebastião Melo (Porto Alegre)

– Luciano Orsi (Campo Bom, presidente da Famurs)

– João Marcos Bassani (Maquiné)

– Magdiel Silva (Caraá)

– Aluísio Teixeira (Terra de Areia)

– Bolão (Arroio do Sal)

– Carina Nath (Sapiranga)

– Flávio Lippert (Três Cachoeiras)

– Flori Werb (Itati)

– Gaspar Behne (Lindolfo Collor)

– Ique Vedovato (Imbé)

– José Alberto Panosso (Frederico Westphalen)

– Juliane Bender (São José do Sul)

– Júnior Freiberger (Feliz)

– Leandro Monteiro (Capivari do Sul)

– Lola Melo (Três Forquilhas)

– Major Gauto (Tramandaí)

– Márcia Tedesco (Balneário Pinhal)

– Marcos Venícius (Morrinhos do Sul)

– Maurício Muniz (Palmares do Sul)

– Nestor Tissot (Gramado)

– Paulo Mertins (Alto Feliz)

– Pedrão (Mampituba)

– Pedro Rippel (Rolante)

– Rodrigo Massulo (Santo Antônio da Patrulha)

– Roger Caputi (Osório)

 

 

Leia também