Comissão externa de Senadores inicia em Lajeado visitas para acompanhar as enchentes no RS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Senadores da Comissão Temporária Externa para acompanhar as atividades relativas ao enfrentamento da calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul – CTERS começaram por Lajeado as visitas nesta quinta-feira, 20/06. Participaram os senadores Paulo Paim (PT-RS), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Luis Carlos Heinze (PP-RS), que está de licença médica, o suplente do senador Heinze, Irineu Orth (PP-RS), Leila Barros (PDT-DF), e Jorge Kajuru (PSB-GO). A visita teve como objetivo reconhecer as demandas dos municípios atingidos.

A comissão esteve no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, na Casa de Cultura de Lajeado, para ouvir as demandas do município referente à enchente de maio. O diretor do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel, também esteve presente para relatar a atuação da casa de saúde durante a situação de emergência, mesmo com risco de ser atingido pela cheia.

– Temos o grande propósito de reconstruir o que a enchente levou. É preciso buscar alternativas para o município para reconstruir casas, empresas e a parte da cidade atingida, já que as enchentes estão sendo recorrentes. É um trabalho de longo prazo que precisa do apoio de todas as esferas do governo – destacou Caumo.

O senador Kajuru anunciou o encaminhamento de R$ 10 milhões em apoio ao Rio Grande do Sul. O senador licenciado Heinze ressaltou a importância de incluir o rio Taquari em estudos hidrológicos para entender seu comportamento e instalar novos pontos de monitoramento.

Depois do encontro na Casa de Cultura, a comissão seguiu para a beira do rio Taquari, junto ao parque Ney Santos Arruda, para verificar in loco os estragos da enchente junto às barrancas. Depois, o grupo foi até a Ponte de Ferro, onde fez a travessia a pé para ver de perto os prejuízos da enchente junto ao Rio Forqueta. A comissão seguiu viagem para visitas e encontros em Roca Sales e Encantado.

Vice-prefeita Gláucia Schumacher acompanhou a Comissão Temporária Externa para as atividades relativas ao enfrentamento da calamidade que atingiu Lajeado e Região – Foto: Laura Mallmann/Divulgação

 

 

 

 

Leia também