Senadores da Comissão Temporária Externa para acompanhar as atividades relativas ao enfrentamento da calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul – CTERS começaram por Lajeado as visitas nesta quinta-feira, 20/06. Participaram os senadores Paulo Paim (PT-RS), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Luis Carlos Heinze (PP-RS), que está de licença médica, o suplente do senador Heinze, Irineu Orth (PP-RS), Leila Barros (PDT-DF), e Jorge Kajuru (PSB-GO). A visita teve como objetivo reconhecer as demandas dos municípios atingidos.
A comissão esteve no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, na Casa de Cultura de Lajeado, para ouvir as demandas do município referente à enchente de maio. O diretor do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel, também esteve presente para relatar a atuação da casa de saúde durante a situação de emergência, mesmo com risco de ser atingido pela cheia.
– Temos o grande propósito de reconstruir o que a enchente levou. É preciso buscar alternativas para o município para reconstruir casas, empresas e a parte da cidade atingida, já que as enchentes estão sendo recorrentes. É um trabalho de longo prazo que precisa do apoio de todas as esferas do governo – destacou Caumo.
O senador Kajuru anunciou o encaminhamento de R$ 10 milhões em apoio ao Rio Grande do Sul. O senador licenciado Heinze ressaltou a importância de incluir o rio Taquari em estudos hidrológicos para entender seu comportamento e instalar novos pontos de monitoramento.
Depois do encontro na Casa de Cultura, a comissão seguiu para a beira do rio Taquari, junto ao parque Ney Santos Arruda, para verificar in loco os estragos da enchente junto às barrancas. Depois, o grupo foi até a Ponte de Ferro, onde fez a travessia a pé para ver de perto os prejuízos da enchente junto ao Rio Forqueta. A comissão seguiu viagem para visitas e encontros em Roca Sales e Encantado.
