Um fim de semana de pura nostalgia, de reencontros entre amigos e experiências em família. Esse foi o 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, tradicional evento que reuniu cerca de 550 veículos antigos e atraiu dez mil pessoas ao Centro Administrativo Municipal. Com ingressos gratuitos para o público visitante, mais de meia tonelada de alimentos foram arrecadados e serão doados para entidades e famílias teutonienses.
A programação iniciou na noite de sexta-feira e seguiu até a tarde de domingo. Além das relíquias sobre rodas, destaque para shows de rock, premiação dos veículos considerados destaque, infraestrutura de brinquedos infláveis e atrações para as crianças, “mercado de pulgas” e memorabília (setor de venda de peças, acessórios, confecções, canecas, quadros, brinquedos, miniaturas, materiais personalizados de veículos antigos, entre outros), artesanato, restaurante climatizado servindo o prato típico de Teutônia (carne suína assada – Schweinebraten) e praça de alimentação.
Entre os expositores, veículos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, especialmente do Vale do Taquari, da Serra e da Região Metropolitana; de Santa Catarina; e até do Uruguai. O 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia foi uma realização da CIC Teutônia, com apoio do Veteran Car Teutônia, da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da Prefeitura de Teutônia, tendo o patrocínio das cooperativas Certel e Sicredi.
Vitrine: “O evento movimenta a cidade, contribui para o turismo local e regional, atraindo visitantes de diversas regiões. Os antigomobilistas elogiaram a organização. Pessoalmente, o sentimento é muito bom, uma energia muito positiva”, destaca o gerente financeiro e de eventos da CIC, Alexander Blömker, valorizando o trabalho em equipe.
Prestigiando o evento teutoniense, o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Raimundo Federico Pesserl, veio de Criciúma acompanhado da esposa já na noite de sexta-feira. Ele lembra as primeiras edições do evento teutoniense, elogia a organização e acolhida. “O Encontro de Veículos Antigos de Teutônia teve uma grande evolução ao longo dos anos, com uma infraestrutura muito boa. Os veículos expostos são de excelente qualidade. Sem dúvida trata-se de um dos maiores eventos do Estado. Num comparativo aos eventos municipais do gênero, temos em Teutônia um dos ponteiros nesse padrão”, elogiou. Apesar da chuva no sábado, o presidente se disse feliz com a participação dos antigomobilistas. “Há alguns que acabam não vindo em virtude disso, mas hoje a maioria chega mesmo na chuva, pega seu paninho e deixa tudo limpo e brilhando para a exposição”, conclui.
Tapete vermelho: O desfile de automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões atraiu os olhares na tarde de domingo. Na oportunidade foram premiados com troféu 70 veículos considerados destaque, que “desfilaram” no tapete vermelho com muito brilho, cromados polidos e alinhados, estofamentos impecáveis, pouco plástico e muita dedicação aos detalhes. Entre esses, menção especial ao ônibus Eliziario, ano 1967, de Montenegro; e ao Ford Landau, ano 1979, vindo da cidade de Melo, no Uruguai.
Na solenidade de premiação, falando em nome da diretoria da CIC e dos patrocinadores do evento, Jairo Sperotto agradeceu a participação de todos. “A cada nova edição o evento tem se consolidado, todos os kits de expositores foram entregues. Obrigado a todos os envolvidos na organização do encontro, fruto da dedicação coletiva, em especial aos antigomobilistas que nos prestigiaram nesse fim de semana especial.”
As soberanas de Teutônia, Rainha Luísa Müller, 1ª Princesa Amanda Francine Bayer e 2ª Princesa Xaiane Cardoso Miguel, aproveitaram o momento para convidar a todos para a Festa de Maio 2024, evento que comemora os 43 anos de Teutônia e ocorre de 28 de maio a 02 de junho.
O Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia integra o calendário do antigomobilismo estadual e nacional. A 15ª edição está prevista para março de 2025.