Centenário da Casa de Cultura de Estrela é celebrado com atrações culturais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

A Casa Centenária, hoje sede da Secretaria da Cultura e do Núcleo Cultural de Estrela, é um importante pilar cultural da cidade.

O prédio foi construído em 1925 por Helmuth Fett, sob responsabilidade do engenheiro alemão Ernst Bodde. Após a saída de Fett da cidade, em 1935, a casa teve diversos moradores e abrigou até comércios. Porém, ficou um período fechada e sem manutenções, levando à sua deterioração.

Durante a gestão municipal de 1993-1996, a prefeitura de Estrela adquiriu o imóvel e realizou uma grande reforma, que incluiu a substituição de todas as partes em madeira e do telhado. Em 2002, a casa foi reinaugurada com o nome de Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann.

Desde então, o Núcleo Cultural está instalado no andar térreo da Casa, atendendo atualmente cerca de 500 alunos, com o apoio de 38 profissionais.

Para comemorar o centenário da Casa de Cultura de Estrela, A Administração Municipal realizou neste domingo, (23), à tarde, um evento que contou com diversas atrações culturais, destacando a tradição e a história local.

A Banda de Estrela abriu as festividades, seguida das prendas Amanda Vitória Zimmermann e Maria Eduarda Ibaldo, integrantes do Núcleo da Poesia Gaúcha, que declamaram um poema sobre a Casa Centenária. O poema foi escrito por Samuel Zimmermann, diretor do Núcleo, com instrução de Andrea Eloi Weber.

O cantor nativista Diego Rodrigues também se apresentou, interpretando a música “Quando o Verso Vem Pras Casas”, de Gujo Teixeira e Luiz Marenco. Encerrando as festividades, os presentes cantaram parabéns à Casa de Cultura.

Foto: Arquivo/Divulgação

 

Leia também