Caravanas da Cultura 2025 movimentou a cidade de Doutor Ricardo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Evento foi realizado através da Secretaria de Cultura e Turismo

Nesta quarta-feira, dia 19 de março, o município de Doutor Ricardo recebeu a Caravana da Cultura 2025, iniciativa da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul – Sedac – para fortalecer as políticas culturais no Estado. O evento aconteceu no Auditório do CRAS, reunindo gestores públicos, fazedores de cultura, agentes culturais e empreendedores da Região Funcional 2.

Das 9h às 16h, os participantes puderam acompanhar palestras, debates e orientações sobre programas de fomento, como o Pró-Cultura RS e o Sistema Estadual de Cultura. O encontro proporcionou troca de experiências e incentivou a participação ativa da comunidade na construção de políticas culturais mais acessíveis e inclusivas, além de mostrar os caminhos para acesso aos editais no ano de 2025 através da Sedac.

Para Vanessa Spindler, secretária executiva da Amturvales, é de suma importância a realização de eventos como esse para que os municípios saibam de que forma podem ter acesso a recursos no âmbito da cultura. “Estas caravanas que estão sendo promovidas pela Sedac são importantes e elucidativas em virtude dos editais e demais meios de recursos que a Secretaria de Cultura disponibilizará para municípios e demais interessados do meio cultural. Eventos temáticos e demais festas e feiras têm impacto no turismo, por isso é essencial trabalharmos o turismo e a cultura juntos, valorizando o local e assim atraindo visitantes e turistas”, disse.

A secretária de cultura e turismo de Doutor Ricardo, Grasiela Benacchio, agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura do Estado. “Desde que entramos em contato com a Secretaria de Cultura do Estado, prontamente fomos auxiliados e desde então já colocamos em prática e dessa forma gerando resultados positivos para o município”, comentou

A ação foi realizada em parceria com a prefeitura de Doutor Ricardo,  FAMURS, o CODIC, a CECRS e contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento consolidou-se como um espaço essencial para o diálogo e o fortalecimento da cultura gaúcha, reafirmando o compromisso do estado com a valorização e o desenvolvimento do setor cultural.

Foto: Jéssica Koch/Divulgação

Leia também