Quarta-feira (11), foi a vez de Carlos Ranzi e Márcio Dal Cin, da Coligação Olhos no Futuro, Mãos à Obra, apresentarem suas propostas na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL ) Lajeado. Eles foram os segundos a ocuparem o espaço Café com Candidatos, conforme ordem definida em sorteio. Os postulantes aos cargos de prefeito e vice para a Prefeitura de Lajeado nas eleições 2024 fizeram uma explanação do seu plano de trabalho, baseado em suas concepções sobre como a cidade funciona hoje e as mudanças que no entendimento de Ranzi e Dal Cin precisam ocorrer para melhorar e crescer. O encontro teve como anfitrião o vice-presidente de Comércio da CDL Lajeado, Nilton Colombo, que na abertura entregou a eles a Carta de Demandas do Setor, documento que lista as reivindicações mais estratégicas do ponto de vista da entidade.
Ao se comprometer com a transparência pública, Ranzi explanou uma série de assuntos que dizem respeito à sociedade lajeadense, a começar pelas ações de reconstrução pós enchente. Sua intenção é realocar as moradias das áreas alagáveis, estruturar melhor a Defesa Civil e viabilizar uma nova ponte sobre o Rio Taquari. Na saúde, quer reduzir as filas de espera, retomar a telemedicina e ampliar os serviços numa unidade junto à UPA. Se eleitos, eles planejam construir mais quatro escolas de educação infantil e olhar com mais atenção ao desenvolvimento econômico, evitando a saída de empresas para instalação em cidades vizinhas e modernizando o Parque do Imigrante.
Ampliação do monitoramento da segurança pública e criação de travessias para maior mobilidade urbana também foram comentados. Os candidatos ainda responderam perguntas feitas pelos associados presentes e Ranzi garantiu: “Vamos tocar as prioridades logo nos primeiros dias, pois Lajeado tem recursos”. Sustentabilidade e revitalização da Rua Júlio de Castilhos foram alguns dos pontos questionados. Ao ser indagado sobre o comércio ambulante ilegal, Ranzi demonstrou a intenção de concentrar os ambulantes num ponto central, evitando as calçadas e outros pontos públicos. “Não é uma demanda fácil, mas temos que resolver pela concorrência desleal que gera”.
O vice Dal Cin também expôs a ideia de instalação de um departamento exclusivo para captação de recursos estaduais e federais, o qual funcionaria atrelado ao seu gabinete. “Desta forma podemos buscar dinheiro para várias frentes de trabalho, colocar muitos projetos em prática, inclusive podendo auxiliar demandas de outras prefeituras da região”.
Próximo encontro:
18/09 – Coligação Lajeado Pode Mais PT/PDT = Sérgio Kniphoff e vice Mateus Selke