Campeonato Municipal Amador de Estrela programa para domingo (31) as partidas mais importantes da temporada, com a disputa do terceiro lugar e a grande decisão entre Aimoré e Atlético Estrelense, outra vez marcada para a Toca do Leão, Distrito da Delfina
Uma década depois, o Campeonato Municipal de Futebol de Estrela voltará a ter volta olímpica. As principais partidas da temporada de retomada do amador, uma promoção do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), estão agendadas para este domingo (31) à tarde. A disputa do terceiro lugar e a grande decisão estão marcadas para a Toca do Leão, no Distrito da Delfina, interior do município, que deverá receber público ainda maior que nas semifinais no último domingo.
Quatro dos oito clubes que há mais de quatro meses retomaram a história do amador voltam a campo. Atlântico de Costão ‘A’ e Alto da Bronze abrem a tarde de futebol às 13h30min, com a disputa do terceiro lugar. Às 15h30min será a vez dos anfitriões do Aimoré e do Atlético Estrelense medirem forças na luta pelo título. Torcida tem entrada franca, mas está convidada para acessar o local a partir de contribuição espontaneamente com um quilo de alimento não-perecível, que será revertido para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Principal troféu
O principal confronto da tarde coloca frente a frente times em situações diferentes. Líder da primeira fase com excelente campanha (seis vitórias, um empate e uma derrota); melhor ataque (27 gols marcados) e defesa (cinco sofridos), o Aimoré terá a vantagem de ainda jogar no campo que conhece tão bem e com presença de torcida que deverá ser maior que as demais. O retrospecto de quando esteve diante do oponente também pesa a favor: 1 a 0, no fim de abril. Do outro lado um Atlético Estrelense de campanha com alguns altos e baixos e um jogo a mais, com cinco vitórias; quatro derrotas; 15 gols marcados e 16 sofridos, mas um elenco embalado por dois sucessos seguidos e torcida motivada.
Para o técnico do Atlético, Diones Oliveira, as dificuldades são explícitas, mas sua equipe tem consciência das condições de poder conquistar o título. “Estamos preparados. Conscientes das dificuldades impostas pelo adversário, um time muito ofensivo, experiente, que quando nos enfrentou impôs obstáculos para a gente, mas em momento algum vamos baixar a guarda”, diz. “Sabemos onde perdemos o jogo quando nos enfrentamos, onde erramos, onde devemos e podemos melhorar, até porque agora será uma partida com contextos diferentes. Não chegamos e vamos a uma final achando que a mesma já está perdida. E vamos contar com o apoio de nosso torcedor que, com a vitória ou não, e respeito aos outros, irá fazer festa igual, pois já está orgulhosa de nossa campanha”, avalia ele, que para o time só tem uma dúvida no gol. A equipe deve ser escalada com: Franco (Eduardo); Vitor Almeida; Matheus; Davi; Cristiano das Dores; Washinton; Geremias; Cleiton; Cristiano Borba; Josias; Douglas.
Na Toca do Leão, o sentido de respeito ao adversário e de confiança no próprio potencial não são diferentes. Para o técnico Elton Steffens, o “Pirulim”, trata-se de um novo momento. “O Aimoré ao longo do campeonato teve boas atuações, outras nem tanto, mas neste conjunto alcançamos nosso objetivo e merece respeito. Na decisão vai enfrentar uma equipe que mostrou seu potencial, vem em ascensão, que tem méritos na juventude e em reverter resultados, dentro de um bonito trabalho da diretoria e comissão técnica. E para enfrentarmos isso precisamos dar o nosso melhor em uma partida que é única, decisiva, e que por isso já é diferente pois tudo pode acontecer”, analisa. “Temos uma equipe forte, que ao longo do campeonato se aprimorou a fazer dentro de campo o que queríamos e propomos. Um elenco grande, na mescla da juventude e experiência, onde todos tiveram sua oportunidade mas acima de tudo estão unidos e focados em dar o melhor para o grupo. Acredito que, não somente pelo que vimos no último domingo, vamos ter uma grande festa de torcidas, do futebol estrelense”, avalia o treinador, que tem algumas dúvidas para a escalação inicial: Dalvan; Kid; Petry; Miguel; Uéslei; Brau; Jeferson; Alexandre Cobrinha (Keivid); Yuri; Moisés (Deni); Fritz (Tássio).
Preliminar
Derrotados respectivamente por Atlético Estrelense e Aimoré nas semifinais do domingo passado (3 a 2; 4 a 0), Alto da Bronze e Atlântico ‘A’ disputam o terceiro lugar na preliminar. Times esperam mostrar com a conquista das medalhas de bronze que poderiam sim ser um dos protagonistas da competição que já registra nove jornadas, 32 partidas, mais de 2.8 mil minutos de bola rolando e 116 gols. A arbitragem nas três últimas jornadas e nas finais fica por conta da Marciano Panizzi ME.