Os trabalhos da Câmara de Vereadores de Lajeado iniciaram na segunda-feira, (19), com a realização de mais uma reunião das comissões permanentes no plenário.
A reunião teve como destaque a análise do projeto de lei que autoriza a criação do Programa de Estímulo ao Escotismo nas Escolas Municipais.
Durante a reunião, o senhor Marcos fez uso da tribuna para apresentar detalhes do projeto e esclarecer dúvidas dos vereadores. A proposta busca incentivar atividades escoteiras como forma de promover valores cívicos, sociais e educacionais entre os estudantes da rede municipal, e também utilizar os espaços das instituições de ensino.
Também participou da sessão a jovem Sophia Maia, que compartilhou seu trabalho voltado às questões ambientais. Em sua fala, ela destacou a importância da participação cidadã na construção de políticas públicas sustentáveis e solicitou o apoio da Câmara para que Lajeado, através do executivo, se inscreva na próxima edição da Conferência das Cidades, um importante espaço de debate e formulação de políticas urbanas.
Ao final da reunião, foi anunciada a criação da nova Comissão Temporária Especial da Câmara Municipal de Vereadores para discutir o serviço prestado em relação aos resíduos sólidos urbanos (RSU) em Lajeado – RS. A comissão será presidida pelo vereador Heitor Hoppe e terá como foco o acompanhamento e análise da gestão dos resíduos na cidade. A Câmara segue reforçando seu papel fiscalizador e seu compromisso com o diálogo aberto com a comunidade. (Crédito: Diego Tessarzik/Divulgação)
– Nesta terça-feira, (20), em sessão de caráter ordinário os parlamentares municipais aprovaram o Projeto de Lei para identificação de cabos de internet, TV e telefonia em vias públicas. A matéria de autoria do vereador Neco dos Santos (PL), visa anteceder um projeto mais amplo, aplicando multas às empresas responsáveis pelo serviço em situações de negligência.
Também na oportunidade os vereadores falaram do projeto de Lei que pauta os pedágios no modelo “free flow”. A Votação da proposta contra os pedágios foi adiada e poderá ser pauta da próxima sessão a ser realizada no dia 28.
Foto: Diego Tessarzik/Divulgação