Câmara de Vereadores apresenta projeto para recuperação de aprendizagem no contraturno escolar

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Conscientes de que a educação é a causa mais urgente e importante de nosso país e município, a Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova, através do presidente João Fernandes, apresentou a Administração Municipal o trabalho desenvolvido pelo Instituto Alicerce. A apresentação ocorreu em dois momentos distintos na sexta-feira, 12. Na parte da manhã, foi realizada uma reunião com o prefeito Amarildo Luis da Silva, acompanhado dos secretários Fabricio Menenghini e Graciela Manini de Azevedo, vereador Leo Mota, coordenadoras Janete e Josiani. O encontro contou com a participação virtual do representante do Instituto Alicerce, Luciano Marques, que a apresentou o projeto desenvolvido em diversos municípios brasileiros. “O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo garantir acesso à educação de qualidade para todos os seus estudantes. Nós oferecemos soluções educacionais em parceria com governos. A nossa metodologia é composta por um processo pedagógico que nasce da personalização do ensino, com foco no vínculo e no encantamento, fortalecendo a base educacional enquanto trabalha aspectos socioemocionais, desenvolvendo, assim, os alunos de forma integral”, explicou Luciano. Após a apresentação do Instituto, os participantes da reunião questionaram o representante, eliminando dúvidas sobre o funcionamento do projeto que tem por obejtivo trabalhar no contraturno escolar com foco na recuperação de defasagens escolares das redes públicas de ensino de todo o país. Na parte da tarde, uma comitiva vilanovense, foi até o município de Esteio para conhecer o projeto lá implantado, na prática, junto a Escola Municipal de Educação Básica Flores da Cunha, onde foram recepcionados por representantes da Secretaria Municipal de Educação de Esteio, pela direção da Escola e pelo gestor do Projeto Alicerce, Edmael Jr. Velasques Ortiz. Após uma conversa sobre o projeto desenvolvido junto a escola, foi visitada uma sala de aula, onde alunos que fazem parte do projeto estavam desenvolvendo atividades. Na sala foi constatado que o projeto envolve os alunos de forma lúdica, ensinando-os também a desenvolverem esforço.  As atividades são organizadas para que o aluno desenvolva o aprendizado daquilo que não foi aprendido por meio da escola convencional ou do professor. Nessas atividades de contraturno se avalia e monitora se a criança está superando as suas insuficiências de aprendizagem. A pessoa que trabalha com essa criança, um professor ou monitor, apoia a aprendizagem do aluno no nível em que ele se encontra.

Foto: Divulgação

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