Os Microempreendedores Individuais (MEIs), autônomos, artesãos, pescadores e pequenos agricultores/produtores rurais do município de Lajeado, que se inscreveram em janeiro no programa SOS Rio Grande do Sul e foram aprovados para receber o benefício, serão convocados a partir de segunda-feira, 26/02, para receber o benefício. Os mesmos devem comparecer no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), que fica na Rua Marechal Deodoro, 379, em frente a Praça do Chafariz, na próxima terça-feira, a partir das 13h30, para assinatura de documentos. O benefício é destinado a quem teve seu negócio atingido pelas cheias de setembro e novembro.
Os inscritos que foram aprovados serão avisados por ligação na segunda-feira, 26/02. Na terça-feira, 27/02, os beneficiados devem comparecer ao Labilá com documento de identidade com foto e apresentar uma chave PIX ou dados bancários para posterior depósito do valor.
O SOS Rio Grande do Sul é um programa do Governo do Estado. Cada beneficiado receberá R$ 2,5 mil como auxílio para retomar seus negócios.
Após a realização dos cadastros em janeiro, os formulários foram encaminhados para o Comitê Gestor do SOS Rio Grande do Sul e passaram por uma análise das informações para encaminhamento do benefício. O repasse do valor do programa é conduzido pela Central Única das Favelas (Cufa), uma das entidades participantes do Comitê Gestor.
SOS Rio Grande do Sul
O Governo do Estado criou, em setembro, a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul, para receber doações em dinheiro daqueles que quisessem ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Os recursos vêm de doações efetuadas em conta gerenciada pela Associação dos Bancos no Estado para atender unicamente as regiões impactadas por enchentes. Os depósitos alcançaram R$ 5.180.195,00 desde o início da campanha, em 9 de setembro. Já receberam recursos os municípios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza.