Um casal da cidade de Teutônia compareceu nesta terça-feira, (13) por volta das 19h, na Brigada Militar da mesma cidade, relatando que estavam sofrendo ameaças de uma suposta facção criminosa para entregar um veículo Fiorino que haviam comprado.
Segundo informado pelo casal eles havia adquirido um veículo na cidade de Caxias do Sul e estava com dificuldades de regularizar a documentação do mesmo. Desta forma, anunciaram em um site de vendas a Fiorino, com um preço um pouco abaixo do mercado, explicando no anúncio que o veículo possuía problemas na documentação a serem resolvidos.
Criminosos especializados nesse tipo de golpe, visualizaram o anúncio e entraram em contato com o casal, alegando que o veículo pertencia, na verdade, a uma facção criminosa e que deveria ser devolvido, sob pena de serem mortos. As ameaças, que ocorreram durante dias pelo aplicativo WhatsApp, continham áudios e dados pessoais do casal.
Os criminosos relatavam que o vendedor da Fiorino devia dinheiro, armas e drogas para eles, e que o casal deveria devolver o carro, sob pena de represálias.
Desesperados, o casal se dirigiu à Brigada Militar relatando que indivíduos estavam a caminho da cidade para buscar o veículo, que deveria ser deixado em algum posto de combustível. A orientação dada pelos criminosos era que o veículo deveria ser deixado aberto, com a chave sob o tapete.
De posse das informações a Brigada Militar organizou uma operação, deixando o veículo sozinho no lugar combinado (um posto de combustível na Via Láctea) e aguardando, nas proximidades em local que os criminosos não pudessem ver a aproximação dos meliantes.
Por volta das 23:30min, um veículo Meriva, de cor vermelha, aproximou-se do local, sendo deflagrada a operação. A ação precisa e coordenada impossibilitou a reação dos indivíduos que estavam na Meriva. Foram presos dois homens com diversas passagens criminais e uma mulher. Com ela, havia uma criança de três anos. Foi constatado que os três pertencem a uma quadrilha especializada em estelionato nesses moldes, onde obrigam, sob ameaças, as vítimas a entregarem veículos anunciados em sites e aplicativos de venda. Os indivíduos, oriundos de Sapucaia do Sul, admitiram que praticam esse crime habitualmente no Estado.
Os três foram presos e conduzidos ao Hospital Ouro Branco e posterior à DPPA de Lajeado.
Fonte: 40° BPM – 2° CIA – TEUTÔNIA