Assinado projeto para construção de Nova Parada Inteligente

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Pouco mais de um ano depois de inaugurar a primeira Parada Inteligente de Estrela, a Administração Municipal se prepara para dar início à construção da segunda unidade. A mesma estará à disposição da população ao fim da Rua Cel. Müssnich, área próxima ao Hospital Estrela e o Colégio Estadual de Ensino Médio Estrela, além de outros pontos comerciais e de serviços, e assim ponto de grande fluxo de pedestres, muitos dos quais usuários do transporte coletivo. Ainda, será realizada a reforma da primeira unidade, esta instalada e em uso na Rua Bruno Schwertner, próximo ao Centro Cultura Celso Brönstrup e em frente à Feira do Produtor, que foi castigada pelas últimas enchentes.

A nova Parada Inteligente segue o mesmo padrão da anterior, com 18m², fechada e coberta, com capacidade para até 15 pessoas sentadas e 30 no geral. Contará com acesso ao videomonitoramento, iluminação alimentada por placas fotovoltaicas, climatizada com ar-condicionado e cortina de ar (barreira térmica nos acessos), internet livre com wifi, bebedouro com água gelada, tomadas convencionais e USB, além de acessibilidade e outras benfeitorias para pessoas com deficiência física e necessidades especiais. Inclusive um dos espaços será reservado para cadeirantes. Uma das mudanças é que a nova parada contará com uma segunda aba protetora aos usuários em um dos seus acessos laterais.

A Parada Inteligente tem horários programados para ligar e desligar a energia, mas que se estenderão além dos horários normais das linhas de transporte coletivo para respeitar também o transporte escolar e mesmo pessoas que apenas precisam esperar por uma carona ou, por exemplo, encher a garrafa de água; recarregar o celular, ter acesso à internet. Este último processo exigirá apenas um primeiro cadastro, por questões de segurança, e sua capacidade será gerida conforme a demanda. O ar-condicionado terá programação automática para funcionar entre 23 e 25 graus, mas poderá ser ajustado para ficar mais confortável em dias de temperaturas extremas. Futuramente, contará com display automático para trazer informações sobre horários de linhas e informações básicas do município. O investimento é de cerca de R$ 90 mil.

 

Leia também