O Governo de Estrela, através da Secretaria da Administração e Segurança Pública (Sasp), já irá realizar a segunda etapa dos processos físicos necessários para a instalação do novo sistema de semáforos inteligentes que será instalado na rótula da Rua Coronel Müssnich, na intersecção com as Ruas Cel. Brito e Marechal Floriano
Depois das obras de remoção dos canteiros locais, agora será necessária a recolocação do asfalto no espaço para a posterior instalação dos semáforos. A intervenção está agendada para segunda-feira (30), a partir das 8h, com previsão de término às 11h30min. Trânsito será interrompido no local, como já ocorreu na última semana, mas então em intervenções que ocorreram à noite.
As vias com interdição total serão: Rua Coronel Mussnich, entre as Ruas Borges de Medeiros e Venâncio Aires; Rua Marechal Floriano, entre as Ruas Ernesto Alves e Coronel Mussnich; Rua Coronel Brito, no acesso a Coronel Müssnich.
A escolha da data precisou ser adequada com a programação da empresa responsável pela execução da obra. Por ser véspera de um feriado, e em horário ao qual o translado de pessoas para serviços e outras necessidades já ocorreu em sua maior parte, acredita-se em poucos problemas. Em caso de chuva o processo será realizado em posterior data
Alternativas
Os motoristas devem estar atentos à sinalização local e buscar rotas alternativas para se deslocar nesta área nos dias de obras. Para quem pretende ingressar na área central de Estrela descendo pela Avenida Rio Branco, serão duas alternativas que quase não mudarão os trajetos: motoristas podem ingressar pela chamada “Ponte Baixa” e seguir pela Rua Tiradentes, ou também seguir pela Rua Müssnich até na esquina com a Venâncio Aires, onde serão obrigados seguir por esta à direita.
Quem for se deslocar pela Coronel Müssnich, sentido praça Professor Henrique Roolart/Avenida Rio Branco, deverá ingressar na Rua Borges de Medeiros e após dobrar à direita na Rua Ernesto Alves, sentido Ponte Baixa. O acesso pela Coronel Brito estará totalmente bloqueado, devendo o motorista ingressar pela Avenida Rio Branco no trecho já mencionado. Em caso de instabilidade climática, serão escolhidas novas datas.
Obras
De acordo com o Departamento de Trânsito, a intervenção é necessária para a instalação de um moderno cruzamento semafórico, contando com um conjunto de sinaleiras inteligentes. Após a remoção dos canteiros serão necessárias outras duas etapas posteriores, que será a colocação do asfalto onde hoje estão os canteiros e depois a instalação dos próprios semáforos, sendo 12 equipamentos visuais nas três vias, com quatro eixos visuais principais (no topo dos postes), quatro repetidores secundários (nos postes mais abaixo, para permitir a visualização frontal dos motoristas mesmo quando os veículos estiveram mais perto do eixo) e quatro de pedestres – além das botoeiras de pedestres. Sistema este equipado com o chamado “laço virtual” para controle do fluxo, que com câmeras permitirão a detecção dos veículos e assim uma programação automática dos tempos necessários, permitindo uma maior fluidez do trânsito na interseção.
