A reunião comunitária desta semana abordou o fornecimento de energia elétrica. O encontro realizado na Acisam, na noite de terça-feira,(01) foi aberto pelo prefeito Sidnei Eckert, que frisou que o tema envolve todos os cidadãos e setores produtivos. “Quando falta energia elétrica todos sentimos”, disse, observando que o objetivo da reunião era dar oportunidade para a comunidade levar suas demandas e também conhecer a atuação da RGE no município.
O gerente regional da RGE, Cristiano Guedes da Silva, explanou investimentos realizados e a forma de trabalho da concessionária. Ouviu as demandas da comunidade e se prontificou a buscar soluções.
Arborização
Cristiano explicou que a maior causa para a falta de energia elétrica em casos de temporal são as ocorrências com árvores e a vegetação, que somaram 78% do total, em 2024. Ressaltou a importância do manejo adequado a fim de evitar prejuízos no fornecimento.
Na tentativa de reduzir estes índices, a RGE dispõe do programa ‘Arborização + Segura’, que tem por objetivo o manejo preventivo de vegetação que possa interferir com a rede elétrica. O prefeito Sidnei Eckert assinou o termo de cooperação técnica com a concessionária a fim de que o programa possa ser executado no município.
Pelo convênio, a RGE poderá elaborar o inventário da arborização urbana para melhorias, tanto na rede elétrica como em calçadas. Assim, árvores em desacordo podem ser substituídas por outros exemplares que melhor se enquadram no local, sem qualquer ônus para o município.

Foto: Jaqueline Manica