Amador de Estrela fecha fase e define confrontos mata-mata

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Depois de muitos obstáculos impostos pelo fator clima, Municipal conseguiu finalizar fase classificatória e com isso definir as quartas de final, agendadas já a partir do próximo domingo

 

Campos molhados foram “escalados” outra vez; mas desta vez isso não impediu que a bola rolasse pelo Campeonato Amador de Futebol de Estrela, agora pela rodada que encerrou a 1ª fase, e com ela definiu as posições finais dos oito times na tabela, principalmente a acirrada disputa pelo topo, e consequentemente quem pega quem nas quartas de final. Os quatro jogos nas comunidades de São José e São Luís confirmaram o União na liderança, com Atlético Estrelense, São Luís e Arroio do Ouro fechando o G4. Os primeiros confrontos mata-mata serão já no próximo domingo (04), tendo a comunidade da Delfina como sede das duas jornadas, nos campos do Aimoré (04) e Delfinense (11).

 

O Amador, que este ano coloca em jogo o Troféu Rafael Origuella e tem o apoio da Imobiliária Nova Era, envolve oito clubes e previa em sua primeira fase a disputa de sete rodadas. Até então foram 28 partidas e 80 gols marcados, com 2,8 por partida. Todos avançaram ao “mata-mata”, mas a posição final definiu os confrontos eliminatórios. As quartas de final ocorrem dia 04/08 e 11/08; as semifinais dia 18/08 e as finais em 25/08 e 01/09.

 

Jogos

As quatro últimas partidas estavam programadas para as comunidades de São Luís e São José (duas por sede).

Na São Luís, Amigos do Dossul e União abriram a jornada e o jogo já podia selar o que interessava a três times: a liderança. Sem querer correr riscos, o União abriu 2 a 0. Depois, o Amigos do Dossul até fez o que ninguém mais conseguiu até então: furar a defesa do União. Mas ficou nisso: 2 a 1, invencibilidade e topo assegurado ao União.

Depois, duelaram São Luís x Aimoré, em confronto direto por vaga no G-4. Até então empatados com dez pontos, e inclusive na disciplina – (primeiro critério de desempate), os dois times vinham de vitória. O São Luís vinha de goleada e levava vantagem apenas e justamente nos gols marcados e saldo de gols. O Aimoré saiu na frente, levou o empate e depois disso perdeu um jogador expulso, e com isso o controle do jogo e também a partida, pois o São Luís não desperdiçou a vantagem e as chances para marcar mais duas vezes. Com o 3 a 1, o São Luís não só se manteve no G4 como ainda ganhou uma posição acima da tabela, o que impediu de os mesmos times se reencontrarem no mata-mata.

Na Linha São José, Delfinense e União/Sombras/Dossul fizeram a preliminar, em partida que seria quase amistosa. Sem poder subir posições na tabela, a Delfinense jogava por empate para não correr o risco de cair para a vice-lanterna. Por sua vez, o União/Sombras/Dossul foi a campo para ao menos tentar marcar o primeiro gol. E o time teve sucesso nesta tarefa. Ainda assim, a primeira vitória não veio. Com o 1 a 1, o União/Sombras /Dossul até marcou o primeiro ponto também, mas seguiu segurando a lanterna e assim terá nada menos do que o líder União pela frente no mata-mata. A Delfinense vai encarar o embalado São Luís.

Depois, a torcida conferiu outro confronto direto da rodada, e o mais aguardado: Arroio do Ouro x Atlético Estrelense; terceiro colocado contra vice-líder, separados por um ponto. Os times foram a campo já cientes de que a liderança seria impossível alcançar após a vitória do União. Isso não impediu que ambos os elencos brigassem muito pelo sucesso, que colocava em jogo não apenas a segunda posição, mas também poderia significar ao perdedor a queda para 4º com o sucesso do São Luís. O Atlético Estrelense abriu 2 a 0, mas o Arroio do Ouro descontou ainda ao fim do primeiro tempo. Disposto a buscar ao menos o empate e quem sabe ainda a virada, o Arroio do Ouro fez pressão e foi recompensado com o 2 a 2. O resultado foi o suficiente para o Atlético garantir a vice-liderança e não impediu o Arroio do Ouro de ainda cair para 4º em razão do critério de desempate – disciplina.

 

Dois domingos

As quartas de final serão divididas em dois domingos de futebol, em partidas únicas. O primeiro já neste dia 04, tendo como sede a Delfina, no campo do Aimoré, com os jogos marcados para iniciarem 15 minutos antes do horário normal: 13h30min – União x União/Sombras/Dossul; 15h30min – Aimoré x Arroio do Ouro. Dia 11/08, na Delfinense, jogam: 13h30min – Alético Estrelense x Amigos do Dossul; 15h30min – Delfinense x São Luís. União, Atlético Estrelense; São Luís e Arroio do Ouro jogarão pelo empate para avançar

Foto: Giovane de Souza/Divulgação

 

—————————————

 

Classificação corrida por pontos:

 

1º – União (17); Atlético Estrelense (14); 3º – São Luís (13); 4º – Arroio do Ouro (13); 5º Aimoré (10); 6º – Delfinense (7); 7º – Amigos do Dossul (3); 8º – União\Sombras\Dossul (1).

 

Leia também