Delegação estrelense, ainda em viagem de retorno ao Vale do Taquari depois de disputar por uma semana o nacional na Bahia, comemorava os resultados. Equipe, que tem apoio do Governo de Estrela, deve realizar carreata na sexta-feira
A área do Resort Pedra Bonita, cidade de Santo Estevão, região de Feira de Santana, na Bahia, sediou ao longo da última semana o Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A disputa contou com a participação de mais de 400 atletas de todo o País, entre eles 14 da Associação de Ecologia e Canoagem (AECa) – Estrela/Lajeado. E a equipe do Vale do Taquari, que tem o apoio do Governo de Estrela, chegou a 13 finais, conquistou seis medalhas e faturou o 6º lugar geral entre as 37 delegações de 15 Estados mais o Distrito Federal presentes ao evento. Na última edição foi a 10ª. Resultado expressivo era motivo de orgulho e comemoração dos atletas, mesmo em meio à desgastante viagem de retorno ao Vale, realizada de utilitário.
Promovido pela Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Baiana de Canoagem, com apoio do Governo da Bahia, o campeonato que marcou os 30 anos da disputa da primeira edição – seletiva para as Olimpíadas de Barcelona em 1992 –, também realizado no Estado nordestino, contou com os melhores atletas do Brasil. Apesar de até 20 atletas da AECa estarem pré-classificados para a disputa, condições financeiras e outros obstáculos ao esporte amador, como a liberação do emprego, permitiram que apenas 14 atletas (dez de Estrela, quatro de Lajeado) embarcassem para a Bahia.
Mesmo sem sua força máxima, a AECa comemora os resultados. Seis medalhas no total. Dos 14 atletas, 13 chegaram às finais de suas categorias. Foram seis as medalhas conquistadas: sendo uma de ouro, três de prata e duas de bronze (ver resultados gerais abaixo), sendo que em algumas com a presença de mais de um atleta no pódio.
Nada de ‘pescoço pelado’
Gabriele Vitória Maron Oestrae e Luzia Dullius Arnhold foram dois destaques. Ainda na viagem de ida para a Bahia, elas falavam de suas expectativas. “Estamos nos preparando muito ao longo de todo o ano, e na sequência de um trabalho forte que vem de mais tempo ainda, e agora mais especialmente para o Brasileiro”, relatava Gabriele. “Vamos individualmente disputar o K1 e formamos uma dupla no K2. Estamos muito confiantes em ambas as modalidades, animadas pelos resultados do Gaúcho”, explicava Luzia. Pois juntas, foram as campeãs no K2 sênior feminino na distância 500 metros. Individualmente, voltaram ao mesmo pódio com uma medalha de prata e uma de bronze, respectivamente, no K1 500m sênior.
Agora, na viagem de retorno, já com as medalhas no peito, afirmavam. “Fomos muito bem. Estou feliz demais”, comentou Gabriele. Sua parceira no k2 avaliou. “Minhas expectativas até foram superadas. Estou muito feliz. Foram duas medalhas. Sinceramente, de minha parte até esperava um resultado melhor no k1, mas no k2 fomos campeãs e assim conseguimos nossa Bolsa Atleta”, analisou Luzia. “E no próximo Brasileiro eu e a Gabi vamos detonar. Nada de ‘pescoço pelado’ pra gente”, emendou ela rindo, numa referência à gíria utilizada por atletas.
Mais vagas
Acompanharam os 14 atletas o presidente da Aeca, Marco Edson Carvalho da Silva, e Márcia Rosiane de Moraes, responsável pela logística da equipe. Para o presidente da Aeca, foi um grande resultado coletivo. “Melhoramos nosso desempenho em relação ao último campeonato, e pretendemos fazer ainda melhor no próximo. Para tanto vamos nos empenhar ainda mais nos treinos, buscar mais apoio para a conquista de novos atletas, sendo que nosso resultado agora significou quatro novas vagas no programa Bolsa Atleta, programa do Governo Federal que garante recursos para que eles treinem”, ressalta.
Carreatas
Depois de um merecido descanso e comemoração em famílias, os atletas pretendem celebrar os resultados entre as comunidades. Na sexta-feira (02), os atletas farão duas carreatas, e convidam a comunidade a prestigiar. A primeira pelas ruas centrais de Estrela, às 10h. A outra à tarde (15h), em Lajeado.
Contatos da Aeca
Facebook: Aeca – Associação de Ecologia e Canoagem
Instagram: @aeca_canoagem
Presidente da Aeca: Marco Edson Carvalho (51 99303-0729)
Resultados
Medalistas
K2 500m Menor Fem: Gabriele Vitória Maron Oestrae e Luzia Dullius Arnhold (campeãs)
K1 500m Sênior Fem: Jéssica Ströher (vice-campeã)
K1 500m Menor Fem: Gabriele Ostrae (vice-campeã) e Luzia Arnhold (bronze)
K1 200m Sênior Fem: Jéssica Ströher (vice-campeã)
K2 500m Menor Masc: Calebe de Almeida e Thiago Eckhardt (medalha de bronze)
Demais
Mini K1 500m Masc: João Vitor (4° lugar)
K2 500m Sênior Masc: Daniel Diedrich e Willam (4° lugar)
K1 200m Sênior Masc: Guilherme Blume (5° lugar)
K1 500m Cadete Masc: João Garcia (5° Lugar)
K4 500m Junior Masc: João Vitor, Zinedine Zidane, Gabriel Knebel e Samir Souza (5° lugar)
K1 200m Cadete Masc: João Pedro Prestes Garcia (6° lugar)
K1 500m Sênior Masc: Daniel Diedrich (6° lugar) e Guilherme Blume (7° lugar)
K1 200m Junior Masc: Gabriel Knebel (8° lugar)
K1 500m Junior Masc: Zinedine Zidane Pereira (8° lugar)
Texto: Rodrigo Angeli/divulgação