A Coluna Esportiva que nos últimos 40 anos é ainda a mais lida do Vale do Taquari está aqui no Jornal Nossa Gente VT. Para nós é uma honra ter essa profissional que quebrou barreiras do mundo esportivo fazendo parte de nossa equipe.
Copa fora de época
O mundo tem passado por mudanças significativas. E o futebol não poderia ficar de fora. Tanto que, depois de muito tempo vendo Copas do Mundo em junho/julho, o maior torneio do mundo começará em novembro e terminará em dezembro. O motivo é compreensível. Como a Copa ocorre no calor de deserto do Qatar, o período dos jogos foi alterado para um de clima mais ameno, visando poupar os jogadores. Será uma copa atípica, não apenas nesse sentido. As leis e costumes no mundo árabe são muito diferentes de outras partes do planeta. Pasmem, até a venda de cerveja é proibida por lá. Abriram-se exceções, mas é certo que os visitantes terão que se adaptar. O futebol, que já teve forças de parar uma guerra, é uma linguagem universal que todos entendem. E ele deve vencer, mais uma vez, todas as diferenças!
Previsões
As previsões não são as melhores para quem espera que o Brasil volte do Qatar com a sexta taça de campeão do mundo. Joachim Klement, um estrategista inglês que acertou as últimas duas campeãs, Alemanha e França, prevê que a copa venha para a América do Sul, mas na bagagem da vizinha Argentina, que conquistaria o tri após 36 anos de espera. Mais impressionante ainda é que ele diz que os hermanos vencerão a Inglaterra na final, algo que nos remete imediatamente à uma Guerra das Malvinas travada dentro das quatro linhas de um campo de futebol. Segundo Klement, a seleção de Tite ficará pelo caminho já nas quartas de final, como ocorreu na Rússia. Torço fervorosamente para que o “vidente” erre suas previsões, mas não nego que uma final entre Argentina e Inglaterra mexe com meus nervos.
Copinha
O Lajeadense estreou na Copa FGF com uma bela vitória diante do Novo Hamburgo, fora de casa. Mas no segundo compromisso, jogando diante de sua torcida, tropeçou e foi derrotado no clássico contra o Guarani de Venâncio Aires. Como a fase de classificação é curta e terá apenas três partidas por conta de desistências de clubes que faziam parte da chave do Alviazul, a situação da equipe se complicou. São quatro times para três vagas, mas como o Lajeadense já jogou duas vezes e um dos adversários, o Monsoon, ainda nem estreou, o clube de Lajeado já precisa ficar de olho nos resultados dos adversários.
Monsoon FC
Por falar em Monsson, guardem esse nome. Clube de Porto Alegre com apenas 10 meses de existência, conta com investimentos do mundo árabe, e, já na primeira edição, conquistou o título da Terceirona Gaúcha, conquistando a vaga para a Divisão de Acesso, a Segundona do Rio Grande do Sul. O próximo passo da agremiação é chegar ao Gauchão Série A. O Monsoon manda seus jogos no Estádio da família Assis Moreira, de Assis e Ronaldinho Gaúcho.
Tricolor
A volta do Grêmio à Primeira Divisão do futebol brasileiro é considerada certa por analistas e pela torcida tricolor. Mas há uma outra certeza: que se o clube não fizer uma limpa e se reforçar, correr o sério risco de ser um tetra rebaixado em 2023.
Perseguição ao Palmeiras
O Inter segue na ponta de cima da Série A do Brasileirão. E segue à caça do Palmeiras. A briga com o Verdão é complicada, mas é preciso acreditar que um dia termine a espera de mais de 40 anos do Colorado por um título do campeonato e que a conquista não fique sempre no quase.
Regional Amador
7 de Setembro de Capitão e Estudiantes de Lajeado confirmaram as melhores campanhas na abertura da segunda fase, categoria titulares, do Regional de Futebol Amador ao vencerem as partidas de ida do primeiro mata-mata. O 7 ganhou do Juventude de Guaporé fora de casa e o time de Conventos, jogando em sua praça esportiva, superou o Missões de Soledade. Os dois clubes largaram em vantagem também na categoria aspirantes.
Futebol feminino
O dado mais importante das partidas finais do Brasileirão de futebol feminino foi registrado nas arquibancadas e não dentro das quatro linhas, onde o Corinthians levou o título ao vencer o Inter. Mais de 80 mil torcedores assistiram aos dois jogos, o que dá um alento de que a modalidade possa estar entrando em uma nova era.